Período Paleolítico – Características

Por Anna de Cássia

Período Paleolítico - Características

Pedras lascadas utilizadas como armas pelos homens pré-históricos. | Imagem: Reprodução

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada faz referência ao primeiro período da pré-história, que aconteceu há aproximadamente 2,5 milhões de anos a.C., em que o homem utilizava pedra lascada como principal arma de caça. Naquele período os homens eram nômades e caçadores-coletores, por isso precisavam estar sempre se deslocando para conseguir alimentos. Como eles não tinham ainda desenvolvido habilidade de criar suas próprias armas de caça, eles pegavam pedras pontudas e esfregavam-na no chão até que a ponta ficasse ainda mais fina e pudesse perfurar algum animal para matar e eles comerem. Eles utilizavam esta mesma técnica para transformar não só pedra mas também madeira e osso em armas de caça.

Divisão do período paleolítico

Os historiadores costumam dividir este período da pré-história em três partes, para assim facilitar a aprendizagem sobre os costumes daquela época. São eles:

  • Paleolítico inferior
  • Paleolítico médio
  • Paleolítico superior

Paleolítico inferior

Foi neste período que provavelmente as primeiras espécies de hominídeos surgiram, no continente Africano. Entre eles estava o Autralopithecus, Homo habilis e Homo erectus. A temperatura da terra nesta época era extremamente baixa, o que obrigava os homens e animais a viverem dentro de cavernas para não morrerem de frio. Eles costumavam utilizar machados de pedras para cortar e esmagar os alimentos, se defender dos predadores e furar coisas. Foi nesta época que os homens dominaram o fogo, e já existia uma ideia primitiva de comunidade ou sociedade, pois havia grupos nômades onde existiam espécies de famílias primitivas, que no conceito deles eram muito importantes.

Paleolítico médio

Neste período que surgiu o homem de neanderthal, que era um pouco mais inteligente que seus antecessores. Eles começaram a explorar mais a distribuição geográfica e passaram a ocupar a Europa enquanto desenvolviam um pouco mais as suas técnicas de talhe, também chamadas de indústria musteriense. Nesta época também que surgiram os sambaquis, que foram os primeiros hominídeos encontrados na América do Sul, situados principalmente em áreas litorâneas.

No paleolítico médio que os homens começaram com a tradição cultural de reservar um lugar para depositar os restos mortais de seus entes queridos e todos os pertences deles: vestes, colares, cerâmicas e ferramentas – além de também depositarem no mesmo local conchas e restos mortais de animais. Era um conceito primitivo de religião formando-se.

Paleolítico superior

Neste período ocorreu a quarta glaciação – principalmente no norte da Europa – e com isso os homens foram forçados a recuarem ainda mais para a vida nas cavernas. Foi aí que se desenvolveu o homem de Cro-Magnon, que já era uma espécie do homem moderno propriamente dito. Por não poderem sair da caverna todos os dias para caçar, eles começaram a sentir a necessidade de capturar animais maiores e que a carne pudesse durar mais tempo, como por exemplo os mamutes. Para conseguir este grande feito eles começaram a desenvolver alguns tipos de armadilhas que eram montadas no chão para capturar animais de grande porte, e depois os matavam, cozinhavam sua carne em fogueiras e comiam.

Veja algumas imagens que representam as características desta época da pré-história

Hominídeo da Idade da Pedra

Imagem: Reprodução

 

Imagem do período paleolítico

Fazer armas com pedras, uma das características dos hominídeos deste período. | Imagem: Reprodução

 

Descoberta do fogo

Foi nesse período que o fogo foi descoberto. Ele era obtido friccionando-se duas pedras ou então com gravetos de madeira. | Imagem: Reprodução

 

Imagem do grupo de nômades

Imagem: Reprodução