Petróleo no Brasil

As jazidas de petróleo no Brasil são abundantes e são a matéria-prima para os mais diversos combustíveis e produtos. Ao longo da história da humanidade, várias foram as fontes energéticas utilizadas para o desenvolvimento de trabalhos diversos que demandassem gasto energético.

A primeira grande fonte energética existente é o próprio corpo humano, o qual dispende energia para a realização de tarefas. Em muitos momentos da história, foi utilizada a força dos animais para atividades como locomoção e cultivo de alimentos.

O uso da força das águas, através da energia hidráulica, ou hídrica, também é uma fonte de energia bastante antiga. A questão energética gera muitas discussões no mundo todo, de modo que são buscadas fontes de energia que causem menores danos ao meio ambiente.

O petróleo é um dos recursos energéticos mais conhecidos no mundo, o qual foi amplamente utilizado principalmente no século XIX.

Abastecer tanque de carro

O petróleo é a matéria-prima de combustíveis para veículos (Foto: depositphotos)

Apesar de ser um recurso natural, o petróleo não é uma fonte de energia renovável, já que não depende da intervenção humana para ser fabricado. Como substituição ao uso do petróleo, surgem em décadas mais recentes pesquisas e investimentos sobre fontes alternativas, como a energia eólica, as placas solares e a biomassa. 

Extração de petróleo no Brasil

O petróleo é um combustível ainda muito utilizado no Brasil, sendo extraído a partir do pré-sal e do pós-sal, com base nas plataformas de extração espalhadas em alguns lugares do país. A maior parte das reservas petrolíferas brasileiras estão em campos marítimos, mas em terra também há extração no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

No ano de 2006, foram descobertos indícios da existência de petróleo no pré-sal brasileiro, o que foi confirmado pela Petrobras em 2008, gerando muitas expectativas sobre a extração do recurso no país.

O pré-sal é, basicamente, uma sequência de rochas de origem sedimentar, as quais foram formadas há mais de 100 milhões de anos, no contexto de fragmentação do antigo continente Gondwana, mais precisamente diante da separação entre a América e a África, as quais eram unidas desde a Pangeia.

Na região, formaram-se depressões, nas quais foram se acumulando ao longo do tempo quantidades de matéria orgânica. Com a constante separação dos continentes, esses locais com presença de material orgânico em decomposição foram submergidos pelo Oceano Atlântico.

Houve a formação de uma camada de sal na região, a qual chega aos dias atuais a mais de dois mil metros de espessura. A camada que está abaixo deste sal é denominada de pré-sal, e é lá que está contido o petróleo. 

Uso do petróleo

Diante da importância geopolítica do petróleo no mundo, este se tornou um recurso importante na economia brasileira. O petróleo é utilizado em vários produtos, não apenas como fonte de energia, a exemplo dos combustíveis.

Ele está presente na borracha sintética em substituição ao látex, em cosméticos diversos, em lubrificantes, medicamentos (especialmente analgésicos), nos produtos de limpeza, no asfalto, nos tecidos sintéticos, nos plásticos, e até mesmo nos alimentos através de elementos como corantes, flavorizantes e conservantes.

O petróleo está em muitos produtos que são usados diariamente pela população, embora a maior porcentagem ainda esteja nos transportes. Apesar da evidente necessidade de se pensar em fontes energéticas sustentáveis e alternativas, o uso do petróleo continua crescendo no Brasil. 

Petrobras

No Brasil, a empresa mais conhecida quanto a extração de petróleo é a Petrobras, a qual é uma sociedade anônima de capital aberto, que tem atuação na indústria de óleo, gás natural e energia no país.

Plataforma de petróleo

Plataforma de petróleo em campo marítimo (Foto: depositphotos)

As bacias sedimentares nas quais a Petrobrás desenvolve sua atuação são: Bacia de Campos (ES / RJ), Bacia de Santos (PR / SC / SP / RJ), Bacia do Espírito Santo (ES), Bacia do Solimões (AM), Bacia Potiguar (PB / CE / RN), Bacia de Sergipe e Alagoas (SE / AL), Bacia do Recôncavo (BA), Bacia de Camamu-Almada (BA), Bacia do Tucano (BA) e Bacia do Jequitinhonha (BA).

Após a extração, o petróleo passa pelo processo de refinamento, ou refino, visando ampliar sua qualidade e capacidade de produção energética. As refinarias da Petrobras no Brasil são: Refinaria Abreu e Lima (PE), Refinaria Potiguar Clara Camarão (RN), Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (RJ), Refinaria Landulpho Alves (BA), Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (CE), Refinaria Capuava (SP), Refinaria Duque de Caxias (RJ), Refinaria Alberto Pasqualini (RS), Unidade de Industrialização do Xisto (PR), Refinaria Gabriel Passos (MG), Refinaria Isaac Sabbá (AM), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR), Refinaria Presidente Bernardes (SP), Refinaria de Paulínia (SP) e Refinaria Henrique Lage (SP).

O que é o petróleo?

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o petróleo é um material fóssil, com características de oleosidade e classificado como elemento inflamável. O petróleo é um elemento que possui elevado valor energético, sendo, portanto, bastante eficaz na produção de calor.

Quanto às suas características físicas, o petróleo é menos denso do que a água, possui um cheiro bastante característico e coloração que varia do incolor ao preto. O petróleo é extraído em terra (onshore) ou abaixo do assoalho do mar (offshore), sendo que as bacias sedimentares são os ambientes nos quais são encontrados recursos como petróleo e carvão.

Isso ocorre porque nas bacias sedimentares, além dos fragmentos de rochas intemperizadas e depositadas nestes ambientes, foram, ao longo do tempo, sendo depositados restos de animais e plantas, formando a matéria orgânica que deu origem, durante milhões de anos, ao petróleo.

O petróleo é uma complexa combinação de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), no qual podem estar presentes ainda nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos.

Uma das maiores limitações em relação ao uso do petróleo como recurso energético em nível mundial é a possibilidade de sia escassez em um longo período de tempo, já que não se trata de um recurso renovável.

Assim, a dependência da produção mundial em relação ao petróleo estaria comprometida diante de uma redução da sua oferta. A preferência pelo petróleo se deve ao seu alto poder calorífico, sendo considerado como um recurso energético bastante eficaz

Dica!

Assista ao vídeo da Petrobras sobre o caminho do petróleo, disponível nesse link.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • As jazidas de petróleo no Brasil são abundantes.
  • O petróleo é um material fóssil.
  • O petróleo não é uma fonte de energia renovável.
  • O petróleo serve como combustível e para a fabricação de medicamentos, cosméticos, asfalto etc.
  • A empresa responsável pela extração de petróleo no Brasil é a Petrobras.

Exercícios resolvidos

1- O que é o petróleo?
R: É um material fóssil oleoso, inflamável, não renovável.
2- Para que serve o petróleo?
R: Como matéria-prima para combustível, cosméticos, medicamentos, tecidos sintéticos e outros.
3- Onde é encontrado o petróleo?
R: Em campos marítimos e terrestres, nas bacias sedimentares.
4- Qual a importância do petróleo?
R: É o principal recurso energético da atualidade, importante para indústrias e meios de transporte.
5- Qual é a empresa responsável pela extração do petróleo no Brasil?
R: Petrobras.
Referências

» BRASIL. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Petróleo e Derivados. Disponível em: http://www.anp.gov.br/wwwanp/petroleo-e-derivados2. Acesso em: 14 de novembro de 2017. 

» BRASIL. Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Petróleo. Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/07-petroleo(2).pdf. Acesso em: 14 de novembro de 2017.

Sobre o autor

Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).