Planeta Vênus – Fotos, temperatura e características

Vênus é um planeta um pouco semelhante a Terra. Veja fotos, características e curiosidades (como temperatura, duração dos dias e etc) sobre sua geografia


O planeta Vênus está situado como segundo depois do sol e é dentre todos os planetas o que possui mais semelhanças com a Terra. Chegou-se a acreditar que Terra e Vênus seriam planetas gêmeos, mas esta ideia foi descartada, pois suas semelhanças restringem-se apenas aos aspectos de massa e tamanho, suas condições para a existência de vida são distintas.

Características deste planeta

Na época da corrida espacial várias sondas foram enviadas à Vênus, como as sondas americanas Mariner e Pioneer e a soviética denominada com o próprio nome do planeta. Foi a partir daí que se deu início aos estudos acerca de Vênus. Uma semelhança entre Terra e Vênus é que seus núcleos são formados por ferro coberto com um manto rochoso, já a superfície do planeta é formada basicamente por basalto.

A atmosfera desse planeta é bastante densa, 92 vezes mais densa que a da Terra, a pressão existente em sua superfície é o equivalente a mergulhar a 920 metros de profundidade no mar. E quase 97% de sua composição são de dióxido de carbono, os outros 3% de nitrogênio e outros gases com menor presença como argônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, hélio, neônio e vapor de água. Essa composição dá a atmosfera um altíssimo efeito estufa, tornando-o um dos planetas mais quentes do sistema solar com temperatura de cerca de 460 °C.

Curiosidades sobre Vênus

  • Vênus é conhecido como “Estrela Dalva” por ser um dos astros mais brilhantes do céu, superado pela lua. Seu brilho pode ser visto a olho nu durante a noite.
  • Um dia em Vênus tem duração maior que um ano, já que seu movimento de rotação é mais demorado que o de translação. Cada um com 243 e 224 dias respectivamente.
  • Seu nome é em homenagem à deusa do amor da mitologia romana.
  • Um ano em Vênus corresponde a 224 dias na Terra.
  • Os ventos na área superior às nuvens podem alcançar velocidade superior a 400 km/h.
  • Vênus não possui satélites naturais (luas).
  • O símbolo astronômico de Vênus é o mesmo utilizado na biologia para o sexo feminino.
  • As nuvens de Vênus são situadas de 45 a 60 km de altura.
  • Se a Terra girasse tão lentamente sobre si mesma como Vênus (movimento de rotação), um dia Terrestre teria a duração de 9503 horas.
  • O movimento de rotação de Vênus é contrário a todos os outros planetas do sistema solar.

Fotos

Foto da superfície de Vênus

Foto: Reprodução

 

Foto do planeta Vênus

Foto: Reprodução

 

Imagem do Planeta Vênus

Foto: Reprodução


Reportar erro