Poluição do ar

A poluição do ar sempre existiu de forma simbólica, mas teve um crescimento significativo com o início da Revolução Industrial, que usava o carvão…


A poluição do ar sempre existiu de forma simbólica, mas teve um crescimento significativo com o início da Revolução Industrial, que usava o carvão mineral para gerar energia para as máquinas, cujo resultado da queima era de toneladas de poluentes lançados ao ar atmosférico. Desde então, passamos a conviver diretamente com a poluição como se fosse algo comum, consequência do “progresso” tecnológico.

Poluição do ar

Foto: Reprodução

Causas

A poluição atualmente está presente em quase todas as grandes cidades do mundo, e algumas do Brasil, como São Paulo e Belo Horizonte, estão entre as mais poluídas do mundo. Essa poluição é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como carvão mineral e derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, cuja queima lança ao ambiente um alto nível de monóxido e dióxido de carbono. Responsáveis pela geração de energia dos setores industrial, elétrico e de transporte de todo o mundo, esses dois combustíveis são praticamente indispensáveis e realmente difíceis de serem deixados de lado.

Problemas gerados

A poluição ocasiona problemas de saúde, principalmente doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma, que acabam fazendo com que muitos adultos e crianças tenham que fazer tratamentos médicos anualmente. Além disso, a poluição também gera danos diretos aos ecossistemas: a chuva ácida é responsável pela morte de plantas e animais, além de causar danos aos patrimônios históricos e culturais, pois corrói com o passar do tempo até mesmo prédios e monumentos.

Outro problema gerado pelo aumento da poluição, é a alteração no clima. O efeito estufa, causado pelo acúmulo de gases poluentes que formam uma camada na atmosfera impedindo a dissipação do calor, aumenta a temperatura dos ambientes, mantendo o calor concentrado em camadas baixas da atmosfera. Alguns especialistas afirmam ainda, que já está acontecendo também a elevação do nível de água em oceanos, causando o alagamento de cidades litorâneas e ilhas. Isso pode ocasionar ainda tufões e maremotos mais frequentes e intensos, além da extinção de diversas espécies de animais.

O que fazer?

Com as notícias frequentes dos impactos negativos da poluição e do “avanço” tecnológico, cientistas tem tentado encontrar medidas que possam solucionar ou amenizar esses problemas ambientais. O desenvolvimento de automóveis que emitem menores quantidades de gás carbônico, por exemplo, tem sido eficaz na redução. Milhares de carros atualmente são movidos à álcool, combustível que polui pouco. Além disso, a tecnologia tem gerado equipamentos para as indústrias, também, que são menos poluentes e menos prejudiciais ao meio ambiente.


Reportar erro