Por que a gente tem necessidade de espreguiçar?

Seja dormindo, praticando exercícios, durante o trabalho ou ao acordar, você deve se espreguiçar de vez enquanto


A ato de se espreguiçar é uma necessidade do corpo humano. Mesmo que você não queira, os músculos vão pedir por isso em determinado momento. Seja dormindo, praticando exercícios, durante o trabalho ou ao acordar, você deve se espreguiçar de vez enquanto. Saiba todos os benefícios desse ato.

1. Obedeça ao seu sistema nervoso

Quando ficamos muito tempo parados (as), o nosso próprio sistema nervoso envia impulsos elétricos para os músculos. Esse recado faz com que os tecidos fiquem tensionados. Para livrar-se disso é preciso espreguiçar o corpo, pois dessa forma você vai ativar a circulação sanguínea na região e melhorar o funcionamento do organismo.

2. Incentive o seu cérebro

Sabe aqueles dias nos quais não queremos sair da cama para nada? Ao nos espreguiçarmos enviamos um recado para o cérebro: é hora de acordar, levantar, trabalhar, estudar. O ato físico acelera a circulação sanguínea que ativa o cérebro.

Por que a gente tem necessidade de espreguiçar?

Foto: depositphotos

3. Ative o prazer

Ao espreguiçar-se, você libera endorfina e serotonina nos músculos. Esses hormônios são responsáveis pela sensação de prazer e pela memória, respectivamente.

4. Fuja da dor

Quando estamos muito tensos, é natural sentirmos dores de cabeça. Por isso, ao relaxar os músculos por meio do ato de espreguiçar-se, é possível, que você reduza ou acabe de vez com as dores causadas por tensão muscular.

5. Melhora as articulações

As articulações também são beneficiadas quando nos espreguiçamos. Isso acontece, pois a movimentação dos músculos mantém o líquido sinovial preservado. Essa substancia é responsável pela lubrificação das articulações.

6. Evite lesões

Para evitar lesões musculares precisamos fazer um bom alongamento. Portanto, se espreguiçar também pode afastar os riscos de machucarmos os nossos músculos não somente durante atividades esportivas mas em atividades simples do dia a dia, como caminharmos, nos agacharmos, entre outras.

7. Alivia dores crônicas

Cientificamente chamadas de fibromialgia, as dores crônicas incomodam milhares de pessoas. Esse incômodo generalizado pode ser aliviado quando você se espreguiça. Ao alongar os músculos do corpo, a tensão é aliviada.

8. Mantenha-se jovem

O alongamento permite, entre outros benefícios, que o corpo fique mais flexível. Essa condição é primordial para manter o nosso organismo livre de doenças e problemas relacionados à idade. Se espreguiçar pode ajudar você a prevenir dores nas pernas, coluna e joelhos. Com a chegada da terceira idade, o ato torna-se ainda mais recomendado pois ative a circulação sanguínea, relaxa os músculos e previne lesões, que são grandes vilões na velhice.


Reportar erro