Por que é tão difícil de achar um trevo de quatro folhas?

Ocorrência muito rara: a cada 10 mil trevos de três folhas, apenas um possui quatro


Planta muito relacionada à sorte, rara de se encontrar, incapaz de produzir frutos e, obviamente, dotada de coloração verde. Certamente você já deve ter associado à descrição ao famoso trevo de quatro folhas. E é isso mesmo!

As características mencionadas pertencem a esse que é um dos tipos mais raros de vegetais de ser encontrado nos jardins, canteiros e matas em todo o mundo. E é justamente em decorrência dessa raridade que surge o seguinte questionamento: Por que os trevos de quatro folhas são difíceis de achar?

Folíolos do trevo

Por que é tão difícil de achar um trevo de quatro folhas?

Foto: Pixabay

A resposta: devido ao poder de mutação dessa planta. Comum em regiões como o norte da África, Europa, norte e oeste da Ásia e Estados Unidos, esse tipo de vegetal possui somente uma folha, a qual é subdividida em folíolos, normalmente três folíolos. Inclusive, a própria nomenclatura científica da planta já indica a característica do vegetal: trifolium repens.

O trevo de quatro folhas

Em raras situações, um trevo surge, ao invés de três, com quatro folíolos. Tal ocorrência deve-se a uma mutação genética. Entretanto, tal anomalia não possui muitos estudos sobre, isso porque a ciência ainda não conseguiu desenvolver estudos capazes de se aprofundar no assunto.

Até agora, apenas um fator foi identificado como sendo um dos responsáveis para o surgimento do trevo de quatro folhas: o clima. No verão, quando a temperatura está alta, o vegetal raro se torna mais fácil de ser encontrado. Mas, mesmo assim, sua ocorrência ainda é muito rara: a cada 10 mil trevos de três folhas, apenas um possui quatro.


Reportar erro