Por que nós precisamos bocejar? Descubra agora

Embora relacionemos o bocejo à fadiga, sonolência ou tédio, os cientistas vêm descobrindo que há mais por trás deste ato


Com certeza você já percebeu que o simples fato de ouvir alguém falar sobre o ato de bocejar, ou ver alguém bocejando, faz com que “imitemos” o gesto. Aliás, é muito provável que, antes de terminar de ler este artigo, você boceje algumas vezes.

Esse ato é comum aos seres humanos e até entre alguns animais, mas, afinal, por que nós precisamos bocejar?

Qual é o motivo do ato de bocejar?

Apesar de vários estudos, ainda não existem respostas conclusivas que esclareçam o bocejo. Entretanto, sabe-se que este ato é comum e ocorre quando há a necessidade de despertar o corpo, fazendo com que a pessoa estique os músculos e ajude o sangue a circular pelo organismo. O bocejo é uma ação involuntária que dura, em média, seis segundos.

Por que nós precisamos bocejar? Descubra agora

Foto: depositphotos

São várias as hipóteses que tentam explicar por que nós, seres humanos, temos a necessidade de bocejar. De acordo com algumas pesquisas, o ato de bocejar seria um meio primitivo de comunicação; outros estudos relatam que o fenômeno é uma necessidade fisiológica para manter o corpo em estado de alerta.

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores austríacos e norte-americanos mostra que o bocejo ocorre como uma maneira de baixar a temperatura cerebral e acontece com menos frequência no inverno em relação ao verão.

Embora relacionemos o bocejo à fadiga, sonolência ou tédio, os cientistas vêm descobrindo que há mais por trás do ato. De acordo com uma teoria física, os nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio e retirar um acúmulo de dióxido de carbono. Há, ainda, a teoria da evolução, que afirma que o bocejo começou com nossos ancestrais, que tinham o costume de bocejar para mostrar seus dentes e intimidar os outros.

De acordo com o dicionário, o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência. Sim, é verdade que temos a tendência de bocejar quando estamos entediados ou cansados, mas, essa teoria não explica o porquê de os atletas bocejarem antes de uma competição.

Como já foi dito, embora existam várias hipóteses para explicar o motivo de bocejarmos, até hoje ainda não há estudos definitivos que expliquem tal ato e os motivos pelos quais precisamos desse tipo de reflexo.

Bocejar é contagioso

E por que é impossível ver alguém bocejando e não repetir o ato? De acordo com estudos sobre o assunto, isso ocorre de maneira inconsciente, sendo causada pelos neurônios-espelhos, que simplesmente refletem as ações que vemos.

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Estadual de Nova York, entre 40% e 60% das pessoas “imitam” o bocejo alheio.


Reportar erro