Povos Astecas – Cultura, economia e religião

A economia, cultura e religião da civilização que marcou a história da América Pré-Colombiana: os Povos Astecas


Entre os anos 1325 e 1521, durante a América pré-colombiana, os povos astecas se destacaram, sendo os mais poderosos e desenvolvidos. Viveram na América do Norte, mais precisamente no território que corresponde ao México. Eram originários de uma região dos Estados Unidos onde viviam os nômades.

A cultura geral dos Astecas

  • A sociedade era extremamente dividida, em: escravos, maceualli (ou calpulli), artesãos e comerciantes, pochtecas, sacerdotes e dignitários civis e militares. Ou, de forma mais fácil: escravos, comerciantes, guerreiros, sacerdotes e nobres.
  • Como um povo bem desenvolvido, deveriam se destacar em algumas coisas. E no caso dos astecas, a medicina era destaque. Apresentava-se como teoricamente estruturada, com formação específica e relativo conhecimento da anatomia.
  • Eram originários de povos mesoamericanos, dos quais os Chichimecas se destacavam, pois com a queda dos Toltecas, conseguiram dar origem aos astecas.
  • O seu governo era uma monarquia, o conselho do imperador deveria eleger seu sucessor, que deveria pertencer aos membros da linhagem governante (chamada de Casa Real).
  • Construíram grandes templos, pirâmides cheias de escadas, ruas pavimentadas e grandes arcos de pedras.
  • Desenvolveram uma escrita muito complicada e um calendário baseado no ano solar de 365 dias. Possuíam conhecimento de astronomia que deixaram os cientistas modernos espantados.

Economia

  • Na agricultura, plantavam milho, mandioca, cacau, algodão, fumo e outros. E como eram bem desenvolvidos, tinham um sistema de irrigação bastante avançado, com aquedutos e canais por onde transitavam seus barcos.
  • Possuíam uma vasta rede de comércio e tinham um sistema de administração tributária.
  • Seu comércio, depois da agricultura, desempenhava um importante papel na economia. Em grandes mercados, as pessoas realizavam trocas de artesanato, alimentos, pequenos animais, utensílios e ervas medicinais.

Religião dos Povos Astecas

  • Assim como os Incas e os Maias, os astecas eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Seus principais deuses eram ligados ao ciclo solar ou atividade agrícola.
  • Realizavam culto aos deuses com sacrifícios humanos – era bastante normal esses sacrifícios diariamente.
  • Num ritual de sacrifício, por exemplo, acontecia o seguinte: era escolhido o mais bravo prisioneiro de guerra a cada ano. No dia de sua morte, ele tocava sua flauta no cortejo, acompanhado dos sacerdotes e quatro moças.
  • No início, a religião deles era bem simples, só foi se tornando mais complexa quando eles entraram em contato com os povos vizinhos, dos quais foi incorporando novos elementos.

Os espanhóis

A Espanha chegou à civilização asteca durante o século XVI e com bandeira branca, pois o espanhol Cortez que liderava as tropas espanholas traiu aquela civilização ao tentar matar o rei. Isso desencadeou uma revolta nos astecas. E essa não foi a única traição: os astecas “caíram” ao serem traídos mais uma vez pelos espanhóis. Eles tentaram resistir, mas os outros povos eram mais fortes e estavam em maior número.

Imagens

Povos astecas

Imagem: Reprodução

 

Cultura Asteca

Imagem: Reprodução

 

Construções astecas no México

Imagem:Reprodução

 

Cultura, economia e religião dos Povos Astecas

Imagem: Reprodução


Reportar erro