Prato junino: o correto é chamar canjica ou curau?

Muitos dos pratos tradicionais juninos recebem nomes diferentes, ainda que seja a mesma receita, e este é um caso


Em várias festas do ano, há tradições que são passadas entre os integrantes da família. Em junho mesmo, são as fogueiras, que devem ser colocadas pelos fiéis católicos em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Além das fogueiras, tem também os fogos de artifício, as roupas com estampa xadrez, as músicas de forró e, a melhor parte, as comidas típicas desta época do ano.

Mas, como o Brasil é um País bastante diversificado, muitos destes pratos tradicionais das festividades juninas recebem nomes diferentes, ainda que seja a mesma receita e que tenha os ingredientes e a forma de preparo iguais. Este é o caso, por exemplo, da canjica ou curau. Apesar de nomes bem diferentes, trata-se de uma mesma iguaria, que por sinal é uma das mais consumidas no mês de junho.

Canjica X Curau

Quando trata-se desta duas palavras, a questão não é certo ou errado, mas sim de onde o emissor está falando. Isso porque, tanto canjica como curau são palavras que pertencem a língua portuguesa, e o único fator que as diferencia é a região do país onde cada uma é pronunciada. Por exemplo, para os brasileiros que moram no Sul ou Sudeste do Brasil, este prato típico feito, principalmente de milho, é chamado de curau. Já para o Nordeste e Norte, esta iguaria recebe o nome de canjica. Nas demais regiões do País, estes nomes podem variar. Mas, vale ressaltar, são a mesma comida.

Prato junino: o correto é chamar canjica ou curau

Foto: Depositphotos

Todavia, o que poucas pessoas sabem é que a palavra curau é um termo de origem portuguesa. E que continuou sendo utilizado até os dias de hoje, sendo, raramente, substituído por jimbelê, outra designação de Portugal.

Além disso, os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro utilizam palavras próprias para citar este alimento, são elas coral ou papa de milho. Já na cidade do Rio de Janeiro, especificamente, chama-se canjiquinha.

Mas afinal, como é feito este prato?

Nas festividades juninas, o ingrediente que se destaca é o milho. Conhecido como cereal de ouro, este item está presente em diversas comidas típicas do mês de junho, inclusive da canjica ou curau. Para preparar o prato é simples, basta ter os seguintes ingredientes:

  • 4 espigas de milho;
  • 200 ml  de leite de coco;
  • 100 ml de leite;
  • 1 xícara e meia (de chá) de açúcar;
  • Canela em pó.

Modo de preparo

Corte os caroços de milho das espigas ou rale cada uma. Com o conteúdo extraído de uma destas técnicas, passe no liquidificador junto do leite de coco e o leite. Em seguida, despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo. Acrescente o açúcar e continue mexendo até engrossar, é importante esta etapa para que a comida não grude no fundo da panela e queime.

Ao terminar o cozimento e quando a iguaria alcançar uma textura cremosa, despeje em um recipiente e polvilhe a canela. A canjica ou cural podem ser servidos ainda quentes como uma papinha, pois a massa ainda está mole. Ou pode ser oferecido fria, tendo uma boa consistência, ara ser servido em fatias.


Reportar erro