Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno são uma edição mais recente do que os Jogos Olímpicos de Verão, e foram criados graças à necessidades climáticas


Os Jogos Olímpicos de Inverno são considerados como um dos espetáculos esportivos mais belos e importantes do mundo, equiparáveis unicamente a eventos como os Jogos Olímpicos de Verão ou a Copa do Mundo de futebol. Realizado a cada quatro anos, a última edição ocorreu em Sóchi, na Rússia, em 2014. A próxima está marcada para 2018 no condado de Pyeongchang, na Coreia do Sul, e a edição de 2022 está marcada para Pequim, na China.

Origem

A origem dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno remonta a 1924, ano em que foram realizadas as primeiras competições olímpicas dedicadas aos esportes de inverno, como complemento dos Jogos Olímpicos de Verão, que não podiam incluir modalidades esportivas que exigem neve ou gelo, como o esqui, o hóquei ou a patinação no gelo.

As dificuldades de realizar esses eventos durante o verão foram os motivos que levaram o Comitê Olímpico Internacional, reunido em Lausanne, em 1921, a definir a organização da Semana Internacional de Esportes de Inverno conjuntamente com a Olimpíada de Verão de Paris, em 1924.

Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno

Foto: Pixabay

Como aconteceu?

Os Jogos de 1924 aconteceram no povoado de Chamonix, nos Alpes Franceses, e contaram com a participação de 258 esportistas de 16 países. Gaston Vidal inaugurou as competições e Camille Mandrillon pronunciou o juramento que antecedeu as provas. O estadunidense Charles Jewtraw, vencedor da prova de patinação de velocidade de 500 metros, foi honrado com a primeira medalha dos Jogos Olímpicos de Inverno.

As competições duraram de 25 de janeiro a 5 de fevereiro. O quadro de medalhas dessa primeira edição terminou com a Noruega em primeiro lugar, a Finlândia em segundo e a Áustria em terceiro. Foi um total de 49 medalhas, entre todos os países que competiram.

Dando continuidade

O Comitê Olímpico Internacional decidiu que, a partir de então, esses novos jogos seriam realizados a cada quatro anos, como os Jogos Olímpicos de Verão, mas no período invernal, para poder contar com cenários apropriados aos países do hemisfério Norte. Desde essa data até os dias atuais, essas Olimpíadas vêm acontecendo regularmente, com exceção dos anos de 1940 e 1944, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Modalidades

No início, esses Jogos só contavam com seis modalidades: o esqui, o hóquei, o curling, o biatlo, a patinação de velocidade e a patinação artística. Com o passar dos anos, e com o surgimento de novos esportes, foram sendo acrescidas outras modalidades, que, atualmente, já chegam a 15, transformando os Jogos Olímpicos de Inverno em um megaevento que reúne atletas de todo o mundo, representando mais de 80 nações.


Reportar erro