Professor dá dicas de temas da atualidade que podem cair no Enem

Para se dar bem no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é preciso estar por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo


O passo primordial para se dar bem no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é estar por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Questões que envolvam atualidade podem cair nas provas de história, geografia, química, física, filosofia, sociologia, biologia e até mesmo na redação, que é um dos maiores pesos na nota final do candidato.

Segundo o professor de história Rodolfo Neves, uma dica importante para os candidatos é ficar atento a assuntos que envolvem questões sociais.

“Nas últimas provas do Enem o enfoque esteve sempre ligado a questões como direitos humanos, empoderamento, preconceito racial e de gênero. O mais esperado é que as questões das diferentes provas dialoguem com outras áreas”, indica Neves.

Professor dá dicas de temas da atualidade que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

O professor elaborou alguns temas que aconteceram recentemente na história e que podem ser abordados nas questões de qualquer uma das matérias.

Temas da atualidade que podem cair no Enem

Zika Vírus

O candidato deve saber sobre o contágio da doença, sintomas, regiões que foram mais afetadas pelo vírus, Aedes aegypti, associação com a microcefalia, entre diversos outros.

Meio ambiente /Tragédia em Mariana

A tragédia que aconteceu no Rio Doce em Mariana (MG), pode ser requisitado em diversas questões, desde geografia à química. O candidato deve saber sobre a lama tóxica, seus efeitos fatas em plantas, animais, rios, impactos ambientas e sociais.

Empoderamento

Segundo o professor, historicamente a avaliação aborda assuntos que envolvem questões sociais. Por isso, o empoderamento pode ser abordado graças a sua importância ou em assuntos elencados a questões raciais, de gênero ou grupos homoafetivos, transexuais e transgêneros.

Eleições americanas

O ano de 2016 foi marcado por grandes disputas na política. Mas esse cenário não aconteceu só no Brasil. A disputa e as diferenças entre a democrata, Hillary Clinton, e o republicano, Donald Trump, nas eleições americanas é um tema em alta e que pode ser solicitado no Enem.

Terrorismo

De acordo com o professor de história, o candidato deve entender quais os motivos dos ataques, como funcionam as táticas de recrutamento e como são realizadas as ações dos grupos do Estado Islâmico (EI), que atacou em 2015 a cidade de Paris, por exemplo.

Crise de refugiados

Iniciada em 2015, a crise dos refugiados na Europa e os consequentes problemas de ordem política e humanitária causados pelo deslocamento de mais de 350 mil muçulmanos para os países europeus, também deve estar na lista das questões que serão abordas pelo Enem.


Reportar erro