Programa de Mobilidade Internacional da UFPE abre inscrições

Estão abertas até 18 de agosto as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional (PMI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O PMI é…


Estão abertas até 18 de agosto as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional (PMI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O PMI é um programa de fluxo contínuo destinado aos alunos de graduação da UFPE que desejam cursar um semestre acadêmico em uma das universidades parceiras da Universidade. A iniciativa não prevê nenhum tipo de auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior. Consulte o edital do PMI.

Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ter concluído 1º ano acadêmico (dois semestres letivos) de um curso de graduação da universidade; possuir média geral igual/superior a 6,0; apresentar, no máximo, duas reprovação não cursadas.

O intercâmbio tem que ser realizado para uma das instituições conveniadas à UFPE. A lista de universidades está disponível no anexo do edital. O estudante pode candidatar-se a outras instituições que não constam no anexo “Instituições e Vagas”, mas que são parceiras da UFPE (lista disponível no site da Diretoria de Relações Internacionais), porém devem estar cientes de que essas instituições podem não disponibilizar vagas para alunos da UFPE durante o período de estudos pretendido.

Programa de Mobilidade Internacional da UFPE abre inscrições

Foto: Reprodução/ Portal UFPE

Após identificarem a universidade estrangeira onde querem estudar, os interessados devem observar no site da instituição estrangeira se ela oferece seu curso. Após a confirmação, é necessário reunir a seguinte documentação e entregá-la na sala da DRI, no 1º andar da Reitoria, no período de inscrição:

– Formulário de inscrição para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional com foto (baixe o formulário);
– Histórico escolar emitido pelo Corpo Discente ou impresso através do Sig@ (desde que com o carimbo da escolaridade);
– Certificado de proficiência do idioma da universidade de destino (consultar detalhes da documentação no edital).

Após a entrega dos documentos, o aluno deve aguardar a pré-seleção da UFPE que entrará em contato até o fim do mês de setembro para, caso o estudante seja selecionado, preencher o formulário de inscrição da instituição estrangeira e requisitar outros documentos que se façam necessários.

A DRI ressalta que a inscrição inicial no PMI é um procedimento destinado apenas a indicar à instituição estrangeira os alunos que pretendem realizar estudos no exterior. A aprovação final é analisada em cada universidade. Se o estudante for aprovado pela instituição estrangeira, receberá uma carta de aceitação e deve então providenciar visto de estudos, seguro-saúde, compra de passagem e reserva de alojamento, além de preencher o contrato de estudos da UFPE, para que possa ser colocado em modalidade estudantil no Sig@.

*Do Portal da UFPE


Reportar erro