Capes: Projetos científicos Brasil-França têm inscrições prorrogadas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do MEC, prorrogou até 1º de junho as inscrições para a seleção de projetos de pesquisa em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).

“Em virtude da modernização das plataformas da Capes, foi adotado um novo sistema de inscrição”, explicou Helena Cristina de Albuquerque, coordenadora-geral de programas da Diretoria de Relações Internacionais. “A prorrogação foi necessária para que todos os interessados tenham tempo para se adequar à essa ferramenta.”

O Programa Capes/Cofecub, primeiro em cooperação internacional instituído pela fundação, foi criado em 1978. Desde então, já financiou aproximadamente 900 trabalhos de investigação científica em diferentes áreas de conhecimento. O objetivo é estimular a formação de doutores e o aprimoramento de docentes em todos os campos disciplinares, contribuindo para a criação de uma rede de intercâmbios acadêmicos.

Projetos científicos Brasil-França têm inscrições prorrogadas

Foto: Reprodução/EBC

As bolsas e benefícios, como auxílio deslocamento, seguro saúde, instalação e diárias, serão concedidos nas seguintes modalidades: missão de trabalho, com duração não inferior a 10 ou superior a 21 dias; missão de estudo, para doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral; e recurso de custeio, para despesas com materiais de consumo.

Interessados em apresentar projetos, desde que estes atendam aos requisitos que atenderem aos requisitos previstos no edital referente à oferta, devem se inscrever exclusivamente pela internet na programa. Serão selecionadas 30 propostas conjuntas, para o início das atividades em 2018.

*Do portal do MEC,
com adaptações