Propriedades coligativas

O estudo das propriedades coligativas, facilita a compreensão de fenômenos químicos simples que ocorrem diariamente. Efeito coligativo O efeito coligativo é uma modificação que…


O estudo das propriedades coligativas, facilita a compreensão de fenômenos químicos simples que ocorrem diariamente.

Efeito coligativo

O efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil. E essa modificação só pode ser feita a partir do número de partículas (que são moléculas ou íons) dissolvida.

Quando o ponto de ebulição do soluto for superior ao solvente é chamado de “soluto não volátil”.

Propriedades coligativas

Foto: Reprodução

Definições das propriedades

  • Solução: a solução são misturas homogêneas onde uma substância, em qualquer estado, é dissolvida em líquido.
  • Solvente: O solvente é o componente, líquido, de uma solução que dissolve um soluto.
  • Soluto: O soluto é o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.
  • Pressão máxima de vapor: é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) que são medidas a 20°C. A pressão do vapor varia com a temperatura.
  • Ebulição: é quando o líquido ferve a certa temperatura, ou seja, quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica.
  • Congelamento: é a temperatura da passagem do estado líquido para o sólido.
  • Osmose: é a passagem de um solvente de uma solução, menos concentrada para uma mais concentrada, isso se dá através de uma membrana semipermeável.

As propriedades coligativas

A primeira propriedade é a Tonoscopia. Também conhecida por tonometria, é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor em uma solução pela adição de um soluto não volátil.

Nessa propriedade quanto maior o número de mols de soluto na solução menor a pressão máxima de vapor.

Ebuliscopia é também conhecida como ebuliometria, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um solvente com a adição de um soluto.

Nesse caso o aumento da temperatura de ebulição depende da quantidade de soluto no solvente.

A Crioscopia é conhecida como criometria, e é o estudo da diminuição da temperatura de congelamento de um solvente com a adição de um soluto.

Essa diminuição da temperatura de um congelamento depende da quantidade do soluto no solvente.

E por fim a Pressão Osmótica é quando se coloca as batatas descascadas e cortadas em uma solução de água e cloreto de sódio (NaCl), sal de cozinha, a tendência é que a batata comece a se desidratar. Esse fluxo se dá sempre do meio menos saturado para o mais saturado.

Essa pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada ao sistema para que seja impedindo a osmose que depende da molaridade da solução.

Curiosidade

Na patinação de gelo os patins deslizam sobre uma fina camada de água líquida, essa camada se forma devido à pressão exercida pelas lâminas dos patins, essa pressão que provoca a fusão do gelo.

Quando se faz carne seca, adicionamos sal à carne. O cloreto de sódio (sal de cozinha) retira da água da carne por osmose, impedindo assim o crescimento de micro-organismos.


Reportar erro