Quais são os países que atravessam a linha do Equador?

A linha do Equador é uma linha divisória de caráter imaginário, responsável por dividir a terra em dois hemisférios: norte e sul


Pela vastidão do Planeta Terra, muitos questionamento em relação a posição dos países, território e cultura são comuns.

Nesse âmbito, a linha do Equador é responsável por gerar vários desses questionamentos, por exemplo, você já parou para pensar quantos países são cortados por ela?

Pois se essa dúvida ainda não foi levantada, chegou a hora de acumular mais esse conhecimento.

Linha do Equador

A linha do Equador é uma linha divisória de caráter imaginário, responsável por dividir a terra em dois hemisférios: norte e sul. Ela também é perpendicular ao seu eixo de rotação da terra. Sua extensão é de 40 mil quilômetros.

Quais são os países que atravessam a linha do Equador?

Foto: depositphotos

Diversas distâncias são medidas, tomando como base, a linha do Equador, que tem como latitude 0°. Elas recebe o nome de latitude e é dada em graus, chegando até a casa dos 90°.

Já em relação ao clima, os países situados nessa região seguem uma particularidade, quanto ao clima. Por lá é recorrente a incidência de chuvas ao longo do ano todo, com temperaturas mornas e pouco vento. Por essas características tão próprias, ele recebe o nome de clima equatorial.

Sobre os países cortados pela linha do Equador

No geral, a maior parte da linha do Equador incide sobre o oceano. Porém, quando ela corta os continentes, 13 países são atravessados. São eles: Na América: Equador, Colômbia e Brasil; na África: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Kênia e Somália; na Ásia: Maldivas e Indonésia; na Oceania, Kiribati.


Reportar erro