Qual a altura máxima que um balão de hélio pode atingir?

A altitude a qual uma bexiga pode alcançar depende de um fator: da resistência do material utilizado na fabricação da bexiga em suportar a pressão


Eles flutuam facilmente, são leves e seu interior é preenchido completamente apenas por ar. Bom, se você já imagina que estamos nos referindo aos balões, acertou. Normalmente, a altitude a qual uma bexiga pode alcançar depende, essencialmente, de um fator: da resistência do material utilizado na fabricação da bexiga em suportar a pressão.

Sobre o assunto, sabe-se que a altitude máxima alcançada por um balão chegou a 53 quilômetros. Tal fato teria ocorrido no Japão, no ano de 2012.

Queda da densidade do ar e pressão afeta balões

A partir do instante que um balão de hélio sobe, a densidade do ar e pressão despencam rapidamente. Tal situação acompanhada de outros fatores como umidade, raios do sol e temperatura são decisivos para que a bexiga venha a estourar.

Imagem de bexigas de cor rosa

Foto: Pixabay

Ao passo que um balão avança para o alto, a densidade do ar e a pressão caem drasticamente. Tal fator acrescido de outros, a exemplo da temperatura, umidade e raios solares, acabam em algum momento sendo decisivos para que o balão acabe estourando.

Os tradicionais balões de festa

Elegantes, coloridas e decorativas, as bexigas de festa em seus vários tipos e formatos são fabricadas, geralmente, em látex. Dessa forma, as mesmas possuem a capacidade de atingir até oito quilômetros de altitude. Todavia, 10 quilômetros, a mesma altitude em relação ao solo em que voam as aeronaves de voos comerciais, foi também o recorde já alcançado por uma bexiga de festa.

Os balões meteorológicos e sua resistência

Em geral, os balões meteorológicos possuem sua fabricação à base de polietileno, o que faz com esse tipo de seja mais resistente, por exemplo, do que as bexigas de látex. São os balões meteorológicos formas dotadas de diâmetro igual ou menor que cinco metros e capazes de atingir até 30 quilômetros de altitude, chegando assim na estratosfera. Sua capacidade de transporte suporta até três quilos.


Reportar erro