Qual a diferença entre jumento, jegue, asno, mula e burro

Muitas pessoas confundem tais animais ou pouco sabem a diferença entre eles. Mas mesmo que sutil, ela existe


Muitas pessoas confundem o burro, jumento, asno, jegue e mula ou pouco sabem a diferença entre eles. Mas mesmo que sutil, ela existe. Mas alguns desses animais, realmente, não possuem diferença entre eles, o que muda é a forma como conhecidos de acordo com cada região.

Jumento, jegue e asno

Cientificamente ele leva o nome de Equus asinhs, uma espécie da mesma família do cavalo. Conhecido por jumento, jegue ou asno, esse animal é famoso por ter uma grande força e resistência. Ele é encontrado em várias regiões em todo o mundo, exceto os lugares com baixas temperaturas. Não é de hoje que ele vem sendo usado como um animal de carga, isso existe desde o início da civilização.

O jumento costumar ter cerca de 1,30 m de altura e pesa geralmente 400 kg. As suas orelhas costumam ser maiores que as dos outros animais da mesma espécie e são mais peludos.

Qual a diferença entre jumento, jegue, asno, mula e burro

Foto: Depositphotos

Mula e burro

A mula e o burro também se referem ao mesmo animal, o nome varia de acordo com cada região. A diferença entre eles é apenas o sexo. A fêmea é chamada de mula e o macho de burro.

O animal possui um ótimo equilíbrio, sendo ideal para transportar cargas, principalmente em travessias como montanhas. A mula e o burro são conhecidos por serem mais teimosos e ter domínio sobre eles exige muita paciência.

A mula (ou burro) nasce a partir do cruzamento da égua com o jumento e acaba sendo fisicamente mais parecido com a mãe, mas possui a resistência do pai.


Reportar erro