Qual a diferença entre meteoro, meteorito e cometa

Se você tinha dúvidas quanto às diferenças entre cometa, meteoro e meteorito você vai poder elucidá-las agora


Você já deve ter se perguntado em algum  momento da vida qual a diferença entre os termos cometa, meteoro e meteorito. O site do observatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) explica as diferenças entre eles. Aprenda agora e tire suas dúvidas de uma vez.

O que é um cometa?

Os cometas fazem parte do Sistema Solar que se movimentam em órbitas elípticas. Ele é basicamente uma pedra constituída de gelo que ao se aproximar do Sol, aumenta a sua temperatura.

Quando isso acontece, ele vai do estado sólido para o gasoso. Como parte desse processo surgem nuvens que são chamadas de cabeleira ou coma. Quando o vento solar bate nessas nuvens formam-se as famosas caldas dos cometas. Por isso, quando vemos da Terra um cometa, o que encontramos na verdade é a sua cauda e os vestígios do seu núcleo.

Qual a diferença entre meteoro, meteorito e cometa

Foto: depositphotos

O que são os meteoros?

Para entendermos o que é um meteoro, precisamos compreender a sua origem, que é chamada de meteoroides. Essas últimas são espécies de pedras rochosas ou metálicas que vagam pelo espaço. Elas são pedaços menores de asteroides, que podem chegar a possuir centenas de quilômetros de diâmetro. Portanto, os meteoroides são fragmentos menores de asteroides.

Quando a terra faz os movimentos de rotação e translação ela captura milhares de meteoroides e isso faz com que centenas deles caiam na Terra todos os dias. Mas você deve estar se perguntando: onde caem esses meteoroides que não os vemos por aqui?

O motivo pelo qual não achamos pedaços deles todos os dias na Terra é que quando eles entram em alta velocidade na nossa atmosfera, provocam aquecimento e se derretem ou quebram. Quando isso acontece durante à noite, é gerado uma luz incandescente que risca o céu e gera um meteoro, que também é conhecido por estrela cadente.

Desta forma, meteoro é o fenômeno que acontece quando um meteoroide entra em contato com a nossa atmosfera e seu aquecimento gera uma luz. Ele pode se partir em pedaços e a depender do tamanho, eles podem chegar ao solo.

O observatório da UFMG afirma que os pedaços do tamanho de um grão de arroz não geram meteoros, já os que vão do tamanho de um milho até o de uma melancia podem gerar meteoros e alguns pedações chegam até o solo da Terra. Quando os meteoroides são maiores que uma melancia, eles costumam chegar intactos a nossa superfície.

O que é um meteorito?

Meteorito é justamente essa parte do meteoro que cai na terra. Em tempo: meteoroide é o pedaço de asteroide que fica no Sistema Solar. Meteoro é o risco luminoso que é gerado quando essa pedra entra na nossa atmosfera e, por fim, o meteorito é a parte que não derrete quando entra na nossa atmosfera e chega ao solo.


Informar erro