Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Para sanar de vez essa dúvida, veja o que cada um desses lugares significam, seus pontos em comum e o que os fazes tão diferentes entre si


Existe uma confusão comum quando se ouve falar em Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha. As pessoas tendem a pensar que tudo tem o mesmo significado, mas, não é bem por aí. Em alguns locais, pode-se até ver os nomes sendo usados como sinônimo, o que está errado. Para sanar de vez essa dúvida, veja o que cada um desses lugares significa, seus pontos em comum e o que os fazem diferentes entre si.

Para começo de conversa, o importante é descrever, no real sentido da palavra, o que cada um dos lugares significa. A partir disso, ficará mais fácil distinguir e entender a que lugar está se referindo.

Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Foto: Depositphotos

Inglaterra

Na história da humanidade, a Inglaterra aparece como um dos países que mais contribuíram com fatos, sendo conquistadora de grande território no passado. Isso aconteceu devido a sua organização política. No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta.

A Inglaterra também aparece como a pioneira no processo de industrialização da humanidade, a também chamada Revolução Industrial. Por muito tempo o país ocupou o topo da hegemonia mundial no que diz respeito ao desenvolvimento, antes mesmo dos Estados Unidos.  A capital da Inglaterra é Londres. Ela aparece também como o principal país do Reino Unido.

Reino Unido

O Reino Unido é um Estado formado por quatro países: Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e a Inglaterra, que aparece como o principal deles, sendo, inclusive, sede do Parlamento central. A Irlanda do Norte divide a ilha com a Irlanda, que não faz parte do Reino Unido. Portanto, o Reino Unido engloba territorialmente a Grã-Bretanha, que, por sua vez, engloba a Inglaterra.

O chefe de Estado do Reino Unido é a Rainha da Inglaterra, no caso Elizabeth II, em conjunto com a Primeira-Ministra Theresa May, depois da saída de David Cameron. Nas grandes questões de governo, como política, economia e tomada de decisões, quem manda é o Parlamento. Mas, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais individuais, com certa autonomia para tratar de questões de cunho local.

Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha é uma ilha e possui uma área territorial de 244.820 km², sendo quase 1.000 km de comprimento entre as extremidades norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. Ela está localizada no norte da Europa e abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales (além de algumas ilhas adjacentes e pertencentes a esses países).

O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes é usado como sinônimo de “Reino Unido”, porém, de maneira equivocada, pois a Irlanda do Norte não faz parte do território da Grã-Bretanha.

Uma curiosidade a respeito da Grã-Bretanha é a sua participação nos jogos olímpicos. A equipe de atletas defende a Grã-Bretanha, que aglutina esportistas pertencentes à área de abrangência.


Reportar erro