Qual o melhor sistema: Android, iOS ou Windows Phone?

Antes de fazer a escolha entre um dos três sistemas, o indicado é prestar atenção as suas necessidades e qual delas a atendem melhor


Na hora de trocar ou comprar um smartphone novo, uma dúvida bastante recorrente é sobre a melhor plataforma operacional. Entre elas, o mercado oferece três tipos: Android, iOS ou Windows Phone. Antes de fazer a escolha, o indicado é prestar atenção as suas necessidades e qual delas a atendem melhor.

Assim como nos computadores, o sistema operacional é a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. Todos eles podem apresentar pontos positivos e negativos, além da questão do preço que também pode interferir diretamente na escolha.

Diferenciando os sistemas

Para saber qual o melhor sistema operacional disponível nos celulares, conheça sobre cada um deles:

Qual o melhor sistema: Android, iOS ou Windows Phone?

Foto: depositphotos

Android

O sistema operacional conhecido como Android é o mais utilizado no mundo inteiro. Isso ocorre devido a sua plataforma ser licenciada para uso de qualquer fabricante, bastando apenas que ele atenda aos pré-requisitos do Google. Os celulares que dispõem desse sistema operacional vão dos mais simples aos mais sofisticados.

No que diz respeito a interface, o Android apresenta muitas semelhanças com o iOS, seja devido à disposição dos aplicativos ou central de notificações. Há quem julgue o sistema do Google um pouco mais complicado para se operar, sobretudo se for comparado com o iOS.

O Google Play, loja virtual do Android, conta com milhares de aplicativos. Porém, o usuário tem de prestar um pouco de atenção ao baixar, pois esse sistema está mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Uma dica para manter essa ameaça fora do seu celular é prestar atenção na avaliação de outros usuários.

Os aparelhos também costumam oferecer a opção de expansão de memória via cartão micro SD. Em se tratando de espaço para armazenamento, isso pode ser uma mão na roda.  O Android também oferece um nível de personalização bem maior do que o iOS, por exemplo.

iOS

O grande trunfo do iOS é que ele apresenta usabilidade extremamente intuitiva. Dos três sistemas citados, somente o iOS é encontrado apenas nos aparelhos da própria marca. Com isso, o usuário garante total sintonia entre aparelho e sistema operacional, o que pode representar grande vantagem em sua performance.

As atualizações aparecem como outro ponto forte para os usuários do sistema. Quase toda a base de usuários recebe a nova versão no mesmo dia de lançamento, exceto os aparelhos que não são mais suportados.

Um fator negativo no sistema é que a sua interface é extremamente fechada. Ou seja, o usuário quase não consegue fazer nenhuma personalização no sistema e encontra dificuldades em utilizar acessórios de outros fabricantes no iPhone. Outro ponto fraco é a não-existência da possibilidade de expandir a memória do celular. Caso esse seja o desejo, você tem de comprar um iPhone com mais armazenamento interno.

Quanto ao preço, os aparelhos com sistema iOS são bem mais caros, sobretudo no Brasil. Tradicionalmente, o novo iPhone tende a ser o aparelho mais caro do mercado.

Windows Phone

Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Em relação a sua interface, o sistema aparece como uma alternativa para quem está enjoado da aparência dos concorrentes. Porém, o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade para se acostumar com sua usabilidade.

No que diz respeito a loja de aplicativos, o Windows Phone oferece pouca oferta, sobretudo se comparado ao iOS e Android. A grande reclamação dos usuários é a falta de alguns aplicativos amplamente populares, como o Instagram, entre os smartphones. Não há muitos relatos de vírus e mal wares que atinjam o Windows Phone, então o seu usuário está basicamente seguro.


Reportar erro