Qual o papel do prefeito e o que ele representa

O prefeito é responsável por representar a cidade em todas as circunstâncias. Ele também deve cuidar da população, promovendo o bem-estar comum


Em época de eleição, o que não vai faltar é candidato a ocupar o cargo de prefeito lutando pelos votos da população. Mas, afinal de contas, você sabe bem qual a função do prefeito?

Para começo de conversa, ele é a autoridade máxima dentro do município. Ele é responsável por representá-lo em todas as circunstâncias.

Ainda está sob a responsabilidade do prefeito, a administração dos serviços púbicos, assim como a aplicação dos recursos, orçamento municipal, sanção e veto de leis, projetos inconstitucionais, nomeação ou demissão de servidores e acompanhar a execução dos programas.

Qual o papel do prefeito e o que ele representa

Foto: depositphotos

Outro papel que é desenvolvido pelo prefeito de fundamental importância para a população é o cuidado com a infraestrutura da cidade e bem-estar geral. Ele deve promover programação de assistencialismo, promoção da educação, limpeza das ruas, entre outras.

Para isso, ele conta com auxílio dos secretários, pessoas que são nomeadas pelo prefeito para cuidar de administração de forma setorizada.

A eleição do prefeito é feia por meio de votação população, com mandato de quatro anos. Junto com ele, o povo também elege o vice-prefeito, pessoa que substitui o prefeito em determinadas circunstâncias.

Detalhando as principais funções do prefeito

Dentre todas as funções do prefeito, que respondem pelo poder executivo municipal, o bem-estar da população é a principal delas. Isso pode ser conquistado através de várias vertentes. Conheça alguma delas:

Os prefeitos devem governar a cidade de forma conjunta com os vereadores, pois todas as ações que envolvam a aplicação dos recursos passam pelo crivo deles. Suas funções são atribuídas às áreas políticas, executivas e administrativas.

O prefeito deve reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa. Através da apresentação de projetos a Câmara de Vereadores, ele busca pela solução de problemas comuns, ouvindo a população sobre as suas reais necessidades. Ele deve zelar pela limpeza da cidade, postos de saúde, escolas e creches e setor de transporte público.


Reportar erro