Qual país ganhou mais medalhas olímpicas ao longo da história

Lembrando que a contagem começa a partir da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896


As competições olímpicas instiga os países a investir, cada vez mais, no desempenho das suas equipes. O propósito maior, além de fazer com que ele seja reconhecido como potência esportiva é o acúmulo de medalhas.

Elas comprovam o desempenho satisfatório dos atletas ao longo das competições.

Se por acaso você já se perguntou qual país que detêm a maior quantidade de medalhas de todos os tempos, certamente você não foi o primeiro.

Muita gente carrega consigo essa mesma curiosidade. Vale lembrar que a contagem começa a partir da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, no ano de 1896.

Qual país ganhou mais medalhas olímpicas ao longo da história

Foto: depositphotos

Olimpíadas da Era Moderna

O primeiro Jogos Olímpicos da Era Moderna foi realizado no ano de 1896, na cidade de Atenas (Grécia) entre os dias 6 e 15 de abril de 1896.

Na ocasião, 10 países participaram das competições: Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca e Suíça.

Um total de 300 atletas competiram em nove categorias. Nessa primeira edição, as competições foram disputadas somente por homens.

As mulheres só começaram a competir no ano de 1900, na edição parisiense do evento. O primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro foi o norte-americano James Connolly, na prova de salto triplo.

Destaques nos jogos

Ao longo de todos esses anos de competições, apenas cinco países aparecem na lista como os únicos a participar de todas as edições dos Jogos Olímpicos.

São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália. Quando o assunto se refere ao total de medalhas conquistados ao logo de todas as edições dos jogos, três se destacam absolutos: Estados Unidos, União Soviética e Grã-Bretanha.

Detalhando as conquistas

Os Estados Unidos aparece como campeão absoluto no ranking de medalhas conquistas, desde a primeira edição das olimpíadas da Era Moderna.

Até a edição dos jogos Olímpicos de Londres, em 2012, os Estados Unidos contabilizavam um total de 2.399 medalhas. Sendo 976 medalhas de ouro, 757 de prata e 666 de bronze.

Detentor do segundo lugar, a União soviética figura na lista com 1.010 medalhas: 395 de outo, 319 de prata e 296 de bronze.

Em terceiro lugar, aparece a Grã-Bretanha, com 780 medalhas conquistadas ao todo: 236 de ouro, 272 de prata e o mesmo número de medalhas de bronze.

Na lista ainda aparece a Alemanha, com 573 medalhas, França (671), Itália (549), Suécia (483), China (473), Rússia (396) e, em 10º lugar, Alemanha Oriental (409).

Nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, a China vem se destacando com o elevado nível de competidores.

Sobre o Brasil

Nesse mesmo ranking de medalhas conquistadas ao longo da história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o Brasil ocupa a 36ª posição.

Até as Olimpíadas de Londres (2012), o Brasil havia conquistado 111 medalhas, sendo 23 de ouro, 34 de prata e 54 de bronze.


Reportar erro