Quando ocorreu a primeira sessão de cinema no Brasil?

Um aparelho conhecido como omniographo foi o equipamento responsável pela primeira sessão de cinema em território brasileiro


Filme, pipoca e refrigerante. Eis a combinação perfeita para acompanhar uma excelente e prazerosa sessão de cinema. Seja com amigos, familiares ou até mesmo sozinho. O tempo passou e a tecnologia avançou. Vieram as fitas cassete, VHS, o DVD e, mais recentemente, o Blu-ray. Contudo, nem mesmo os avanços tecnológicos visuais acabaram com o cinema brasileiro. E falando em cinema em terras tupiniquins, você sabe quando ocorreu a primeira sessão de cinema no País? Confira abaixo:

Pioneirismo do cinema no Brasil ocorreu em território carioca

Foi no número 57 da Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro (RJ), que em 18 de julho de 1896, exatamente às 14h, se deu a primeira sessão de cinema em território brasileiro. A data representou a exibição inaugural de um filme em cinema no Brasil. O marco se deve graças a utilização de fitas dos irmãos Lumiére.

Sessão antiga de cinema

Foto: Pixabay

Sessão de cinema sem cinematógrafo

Um aparelho conhecido como omniographo foi o equipamento responsável pela primeira sessão de cinema no Brasil. À época, ainda não se tinha por aqui o cinematógrafo.

Sobre o equipamento utilizado, não se tem informações técnicas. Entretanto, há indícios de que o mesmo tenha sido uma “versão” brasileira de um dos diversos equipamentos para exibição de cinema existentes à época ao redor do mundo.

Público ‘classe A’

A elite carioca, durante esse período, representava o público que predominava nas sessões de cinema em território nacional, principalmente a que tinha como integrantes pessoas consideradas “europeizadas”.


Reportar erro