Quando velhos ficamos mais rabugentos?

Algumas pessoas mais velhas têm fama de rabugentos. É verdade que ao decorrer do tempo ficamos mais impacientes ou é apenas uma questão de personalidade?


Algumas pessoas mais velhas têm fama de serem rabugentas. Será que é verdade que ao decorrer do tempo que envelhecemos vamos ficando mais impacientes e mal humorados ou isso é apenas uma questão de personalidade?

Primeiramente, é preciso um pouco de compreensão para tentar entender porque algumas coisas são mais difíceis de serem aceitas por pessoas mais idosas. Lembrando que estamos em uma geração completamente nova e que os mais velhos cresceram, geralmente, acompanhando verdadeiras guerras, ditaduras e fundamentações políticas. Por isso acabam sendo pessoas tão mais conservadoras.

Ideologias sobre o envelhecimento

Nossas ideologias são fortemente formadas por volta dos nossos 18 anos, e é esse pensamento que nos acompanhará por grande parte da vida. Quando envelhecemos acabamos nos fechando para novas ideias e pensamentos, e vamos tendo uma mente cada vez mais fechada naquela opinião que já havíamos formado há anos. Visto que é completamente normal os pensamentos e costumes mudarem quando as novas gerações chegam, mas a difícil aceitação disso é um grande sinônimo de conservadorismo.

Quando velhos ficamos mais rabugentos?

Foto: Pixabay

Outra explicação encontrada que justifica com conservadorismo a “rabugice”, é a que a partir da medida que envelhecemos vamos criando mais necessidade de nos tornarmos introspectivos e acabamos interagindo menos com ambientes externos e pessoas, principalmente desconhecidas.

Interferências e preconceitos

Difícil falar em conservadorismo e não associar à intolerâncias e preconceitos. A verdade é que passamos uma vida inteira sendo obrigados a convivermos com estereótipos, independente de acreditarmos ou não neles. O psicólogo australiano Bill von Hippel mostrou em um estudo que pessoas mais velhas tendem a ficar mais racistas.

Isso ocorre devido a uma questão que Hippel chama de “associação implícita”, pois as pessoas mais velhas têm uma tendência a associar mais rápido os estereótipos. Além disso, eles apresentam uma falha cerebral de autocontrole, o que pode acabar resultando em declarações indevidas e inconvenientes.


Reportar erro