Quantos países fazem parte da América Latina

A expressão foi criada para designar os países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França


Geralmente existe uma confusão quando alguém cita o termo “América Latina” em uma conversa ou questão de prova. Porém, o termo foi criado para designar os países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França.

Outro ponto que identifica esses países é a língua oficial falada pela maioria da população. Foi utilizado pela primeira vez, em 1856, pelo filósofo chileno Francisco Bilbao e, no mesmo ano, pelo escritor colombiano, José María Torres Caicedo.

Mais tarde, no ano de 1948, o termo acabou se popularizando, depois que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepel) foi criada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). Porém, algumas divergências passaram a circundar essa denominação.

Quantos países fazem parte da América Latina

Foto: depositphotos

Países que compõem a América Latina

Atualmente, 20 países fazem parte da América Latina. São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Fora isso, existem outros territórios que ainda não são considerados países, mas integram a lista.

Sobre a América latina

A América Latina é compreendida como sendo uma região do continente americano formada por países e territórios que falam línguas derivadas do latim, a exemplo do espanhol, o português e o francês. Outra definição vem por parte dos países que foram colonizados por países latinos, que acaba sendo a mesma do primeiro caso.

Segundo o senso comum, a América Latina é definida pelos países que fazem parte da América do SulAmérica Central e o México. De todas as definições, essa última é a que mais se assemelha com os critérios pré-definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar sobre o tema.

A América Latina tem uma área de cerca média de 21 069 501 km², o equivalente a cerca de 3,9% da superfície da Terra. Sua abrangência compreende a quase totalidade das Américas do Sul e Central.

Contextualização econômica da América Latina

Os países latino-americanos considerados os mais ricos são Brasil, México e Argentina. Eles também são considerados países de características econômicas emergentes, detendo cerca de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os outros países que formam a América Latina.

Dentre os países que formam esse território, algumas cidades se destacam pelo seu contingente populacional. São elas: São Paulo (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil), Belo Horizonte (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Quito (Equador).


Reportar erro