Quantos países têm a América do Sul? Saiba agora

A América do Sul possui uma extensão de 17,8 milhões de km². Atualmente ela está divida pelo território de 12 países e sete territórios


O Continente Americano é formado por três Américas: América do Norte, América Central e América do Sul. Esta última terá um pouco mais das suas características desvendadas a partir desse texto.

A América do Sul ocupa uma área de pouco mais de 12% da superfície terrestre, abrigando por volta de 6% da população mundial.

A América do Sul possui uma extensão de 17,8 milhões de km². Atualmente ela está divida pelo território de 12 países e sete territórios.

São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Quanto aos territórios estão: Guiana Francesa, Ilha de Páscoa, Ilhas Galápagos, Ilhas Geórgia e Sandwich, Fernando de Noronha e Ilhas Malvinas.

quantos-paises-tem-a-america-do-sul-saiba-agora

Foto: depositphotos

Características geográficas da América do Sul

A América do Sul está localizada, na grande maioria, na parte sul da linha do Equador (quatro quintos do seu total).

Os limites naturais do sub-continente são: o mar do Caribe, ao norte; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlântico e com o oceano Pacífico na parte oeste.

Devido à grande extensão territorial que ele apresenta, seu clima é bastante diversificado. Nos países localizados nas proximidades da linha do Equador, a predominância é para o tropical úmido.

As regiões mais frias do continente estão localizadas no extremo sul e na região dos Andes, devido à altitude. Já na parte sul do Trópico de Capricórnio, o clima temperado predomina.

A vegetação também é um assunto a parte, que segue a mesma diversidade dada pela extensão territorial.

Ela vai desde as florestas densas e úmidas, como é o caso da Amazônica, passando por planícies alagadas, cerrado, até áreas desérticas. A miscigenação da população também é de grande relevância.

Economia

A partir da década de 1930, a América do Sul vem passando por grande crescimento econômico e diversificação das áreas de exploração.

A base da economia é formada pela agricultura e pecuária. É desse setor de onde parte a maioria das exportações, com destaque para a soja e o trigo.

Na lista dos países mais industrializados da América do Sul, fazem parte o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai.

Juntos, esses países respondem por mais de 75% da economia da região. Eles também alcançaram outra façanha, somar um Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9 trilhões de dólares.

No grupo dos 20 países mais industrializados do mundo, só o Brasil e Argentina ocupam a lista, enquanto no G8+5, compreendido pelas nações mais poderosas e com maior influência do planeta, apenas o Brasil, perante toda a América do Sul, faz parte dele.


Reportar erro