Questão Palestina

Saiba mais sobre a Questão Palestina e os conflitos que aconteceram ao longo da história em Israel e suas proximidades


Como começou?

A Questão Palestina é o conflito que surgiu com a criação do Estado de Israel em 1948, nascido da disputa entre judeus e árabes pela verdadeira posse do território, se mantendo sem solução até hoje. No passado, os judeus teriam migrado para a região palestina e lá a teriam ocupado até serem obrigados a migrar para o Egito devido uma grave seca. Do Egito, por volta do ano 1200 A.C, eles teriam retornado para aquela terra no Êxodo, sendo ela, por promessa de Deus, pertencente a eles. Neste retorno, os judeus teriam encontrado suas terras ocupadas, mas ao conquistar a vitória, instalaram a capital do reino em Jerusalém. Mais tarde, com a morte de Salomão, o reino divide-se no episódio chamado de Cisma: ao norte surge o Reino de Israel e ao sul Judá, mantendo a capital Jerusalém. A divisão dos reinos enfraqueceu ambos, facilitando os constantes domínios pelos outros povos, como assírios, babilônicos, persas, greco-macedônios e por fim o Império Romano, que expulsa os judeus da palestina, intensificando o processo de dispersão do povo.

Questão Palestina

Imagem: Reprodução

A Questão depois de Cristo

Por volta do ano 600, os árabes mulçumanos ocupam a região palestina, sendo descendentes de povos nômades que habitavam a Península do Sinai. A unificação da Arábia cria para eles uma identidade de povo e situam naquele território seu império, desenvolvendo-se através das culturas que por ali passaram. Com o surgimento de novas dinastias, mais disputas tomam a área, até que é dominada pelo Império Otomano, sendo os últimos dos impérios a controlar a palestina, mantendo o território até a Primeira Guerra Mundial, quando o colonialismo franco-britânico passa a dominar a região, com a criação de diversos estados nacionais. O conflito se inicia de duas ideologias que se formam neste ponto: o povo judaico exige que seja criada uma pátria hebraica na região, chamando de Estado de Israel, que é imediatamente confrontado pelo nacionalismo árabe. Com os dois povos exigindo territórios que alegam pertencer a eles, diante de um significado histórico e sagrado para ambos, a chamada Questão Palestina se dá quando a ONU, em 1948, decide dividir a região entre os judeus e os árabes, mas com a decisão rejeitada, as disputas muito antigas pela posse do território recomeçam.

Um pouco sobre a Questão Palestina no século XX

  • 1948: Os judeus proclamam o Estado de Israel, que aumenta sua região além do que foi estipulado pela Organização das Nações Unidas e expulsam palestinos para países vizinhos.
  • 1956: Guerra entre Israel e Egito. Os primeiros retiram-se da Faixa de Gaza e da parte que haviam ocupado da Península do Sinai.
  • 1970: Acontece o Setembro Negro, onde refugiados palestinos são massacrados para finalizar as desafrontas israelenses contra a Jordânia.
  • 1982: Israelenses invadem e ocupam o Líbano, expulsando a OLP de lá.

Reportar erro