Questões e temas de física que caem sempre no Enem

Entre os assuntos que mais incidiram nas edições passadas do Enem estão: mecânica, cinemática, ondulatória, elétrica, termologia e óptica


Depois de matemática, a física aparece como uma das disciplinas mais temidas por quem vai realizar qualquer tipo de exame.

Com os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não haveria de ser diferente, exceto para aqueles que já demonstram certo entrosamento com a disciplina.

Para ajudar nos estudos com foco no Enem, veja quais os assuntos mais recorrentes, dentro da disciplina, nas edições anteriores do exame.

Assim como acontece com as demais disciplinas exigidas no Enem, as questões trazem nos seus enunciados assuntos corriqueiros no dia-a-dia de qualquer pessoa.

questoes-e-temas-de-fisica-que-caem-sempre-no-enem

Foto: Pixabay

Por isso, o conhecimento na parte interpretativa também ajuda bastante na resolução das mesmas. Preste atenção a todos os dados fornecidos pela questão. Dependendo do caso, ele pode não vir explícito.

Assuntos Abordados

Mecânica

A matéria é uma das que mais incidiram nas últimas edições do Enem. Ela consiste no estudo de quatro tipos de energia: trabalho e as energias cinética, potencial e mecânica.

Cada uma tem uma aplicação diferente no estudo dos corpos, por isso deve ser revisada com bastante atenção.

Cinemática

A cinemática estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as causas. A partir dele entram a trajetória, referencial, espaço, além dos conceitos de velocidade e velocidade média, aceleração escalar e aceleração escalar média e a classificação dos movimentos.

Ondulatória

Estudando as ondas de luz, água ou de qualquer outro meio em que se propaga um pulso, a ondulatória aparece como o segundo assunto mais identificado nas provas do Enem.

Por isso, vale a pena prestar mais atenção as partes de equação fundamental da ondulatória, velocidade, frequência e comprimento das ondas.

Elétrica

Voltadas para a análise de circuitos, as perguntas levantadas no exame também podem tratar de corrente, resistores e potência. Também não ficaram de fora enunciados sobre usinas hidrelétricas e carga elétrica.

Termologia

A termologia se dedica à compreensão das manifestações ligadas ao calor, tais como resfriamento e aquecimento. Nessa parte da física também estão relacionadas as escalas termométricas, calorimetria, dilatação dos corpos, estudo dos gases e transmissão de calor.

Óptica

Responsável por analisar as radiações luminosas, a óptica também foi tratada com relevância nas últimas edição do Enem. Por isso, não deixe de incluir na lista de assuntos a revisar o estudo dos espelhos, refração, lentes, lâminas e prismas.


Reportar erro