Questões sobre as Olimpíadas que podem cair no Enem

Os Jogos Olímpicos de 2016 podem servir de inspiração para a formulação de várias questões no Enem. Conheça o que pode cobrados no exame


Os brasileiros estão sentindo o clima olímpico mais de pertinho neste ano, pois a cidade do Rio de Janeiro sediou a 31ª edição dos Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do mundo.

Os jogos tiveram bastante repercussão nas redes sociais e nas ruas do país inteiro e o Exame Nacional do Ensino Médio deve aproveitar a ocasião para elaborar algumas questões que dialoguem com os conteúdos cobrados em cada uma das disciplinas.

Neste artigo, confira alguns temas relacionados com as Olimpíadas que você poderá encontrar no Enem.

Questões sobre as Olimpíadas que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

Biologia

Alimentação saudável

A alimentação saudável e balanceada é essencial para todos nós e, claro, garante ainda mais o preparo dos atletas.

No exame educacional mais importante do país podem aparecer questões que abordem a função dos grupos alimentícios no organismo e as distintas necessidades de um indivíduo para outro.

Tecidos

As questões sobre estrutura e a contração dos músculos esqueléticos podem ser cobradas, além dos ossos e articulações, que são fundamentais para a realização dos movimentos.

Também podem aparecer questões referentes ao surgimento de algumas lesões, como fraturas, distensões, luxações e outras.

Respiração celular

Ainda na prova de biologia do Enem também podem ser cobradas os assuntos respiração celular, fermentação lática e fadiga muscular.

Química

Substâncias químicas – Dopping

O termo dopping faz referência ao indivíduo que utiliza substâncias químicas para adquirir vantagens físicas. Infelizmente, alguns atletas tentam melhorar o seu desempenho por este meio.

São muitas as substâncias que podem agir como dopantes, incluindo os estimulantes, esteroides, diuréticos e hormônios.

Funções inorgânicas

Você já observou como é a preparação de um ginasta olímpico para realizar a sua apresentação?

É comum que eles coloquem um pó branco (carbonato de magnésio ou carbonato de cálcio) nas mãos, a fim de aumentar a aderência das mãos aos aparelhos, o que facilita os movimentos.

Neste contexto, o Enem pode abordar em suas questões as propriedades e as reações das funções inorgânicas.

Física

Energia Mecânica

Nas provas de salto com vara, existem várias transformações de Energia Mecânica, tema que pode aparecer na prova de Física do Enem.

Cinemática

A Cinemática relaciona-se com a velocidade e aceleração. Assim sendo, alguns esportes – como corrida dos 100 m rasos – também podem aparecer no exame nacional.

Matemática

Círculos e circunferências

Propriedades dos círculos e circunferências, cálculo de área e de volume também podem ser cobrados, por apresentarem relação com o lançamento de disco e a base onde os atletas arremessam peso.

Probabilidade

Provas como tiro com arco, tiro esportivo e esportes com bola podem render questões envolvendo probabilidade.

História

Origem dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos tiveram origem na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga. Dedicados a Zeus, os jogos tinham o objetivo de promover a trégua entre as cidades-estado rivais.

Terrorismo

A questão do terrorismo também pode ser abordada na prova do Enem, pois houve práticas terroristas em duas cidades que estavam sendo realizados os Jogos Olímpicos de Verão: Munique (Alemanha), em 1972, e Atlanta (EUA), em 1996.


Reportar erro