Questões sobre o reino plantae que podem cair no Enem

O Reino Plantae inclui todos os tipos de vegetais e é um assunto de extrema importância, não só para à natureza, como também para Enem


O Reino Plantae inclui todos os tipos de vegetais e é um assunto de extrema importância, não só para à natureza, como também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É preciso conhecer bem os quatro grupos principais do reino: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. A primeira se caracterizam por não possuírem vasos condutores de seiva e não apresentarem sementes, frutos, flores, caule, raiz, ou folhas.

As plantas pteridófitas possuem esses vasos e apresentam  sementes, frutos, flores, caule, raiz, ou folhas. As gimnospermas possuem vasos condutores de seiva com raiz, caule, folha e sementes. A principal característica dela é ter sementes que não têm frutos para protegê-las.

Já as angiospermas têm vasos condutores de seiva, raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. A diferença é a presença das flores e do fruto.

Questões sobre o reino plantae que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

Questões do Enem sobre reino plantae

01) Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir o sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun.2004 (adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

A) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
B) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
C) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
D) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
E) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.

Gabarito: Letra D

02) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que

A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
B) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
E) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

Gabarito: Letra C

03) O aparecimento de sementes e frutos – estruturas que atuam como meios de propagação da espécie – justifica o grande sucesso adaptativo, ao meio terrestre, das plantas do grupo:
a) pteridófitas.
b) gimnospermas.
c) briófitas.
d) angiospermas

Gabarito: Letra D


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