Questões sobre transgênicos que podem cair no Enem

Mesmo sendo pouco abordada dentro das salas de aula, esta temática tem grande importância para a ciência e é um tema bem recente na sociedade


O Exame Nacional de Ensino Médio leva em consideração questões aprendidas durante os três últimos anos da escola, mas também dá um enfoque a temas que não estão tão presentes nas cadeiras escolares.

Um exemplo disso são os alimentos transgênicos que mesmo não fazendo parte da grade escolar das instituições de ensino é um assunto importante para a sociedade. Além disso, esta temática tem grande importância para a ciência e é um tema bem recente na sociedade.

Como é pouco abordado dentro das salas de aula, os alunos devem ficar atentos ao que se refere este termo, como os alimentos passam pelo processo, as causas e as consequências deste tipo de atividade científica dentro da sociedade. Desta forma, há como garantir alguns pontos no exame.

Questões sobre transgênicos que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

Transgênicos: o que são, como são produzidos e quais os efeitos dentro da sociedade?

Os transgênicos são organismos vivos que passam por processos de modificação de seus genes. Trata-se de um produto da biotecnologia que faz uma combinação entre espécies diferentes para atender as necessidades humanas.

Por exemplo, os cientistas pegam um gene de um organismo e introduz em um outro. Desta forma, este gene consegue oferecer uma síntese de proteínas que antes do processo não era feita pelo receptor.

Para ilustrar e explicar melhor esta situação, é melhor ir à prática. Por exemplo, um milho é considerado transgênico quando seu DNA foi modificado para receber um gene que tem como função ser resistente as pragas ou herbicidas. Outras plantas também recebem este título pois foram modificadas geneticamente para durarem mais tempo estocadas.

Os organismos geneticamente modificados que são utilizados na sociedade jamais seriam formados pela natureza, por isso são produtos da ciência. Ainda não se sabe quais são os malefícios ou benefícios que estes produtos trazem ao organismo humano, tendo em vista que são produtos recentes.

O que se sabe é que para os grande agricultores, este avanço da tecnologia poupou tempo e dinheiro, uma vez que as plantas nascem e crescem aparentemente saudáveis.

Questões sobre os transgênicos

1. (Enem 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência:

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

2. (Enem 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética” , uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science. V.329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.
B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídeos.
C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para usa distribuição em ambientes naturais.
D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis.
E) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.

3. (Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e)Retículo endoplasmático.

Respostas

1. E
2. D
3. B


Reportar erro