A ocorrência e as consequências dos raios

Você já deve ter ouvido falar por aí que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, certo? Mas essa afirmação está totalmente equivocada: um raio pode cair mais de uma vez em um lugar sim. O que muita gente não sabe também é se as pessoas realmente atraem os raios. Para entender isso, vamos aprender como os raios são transportados.

Raios

O raio é uma descarga elétrica produzida entre o contato das nuvens de chuva durante uma tempestade. Com o atrito, a carga é gerada e precisa ser descarregada na terra, o que faz com que enxerguemos os raios chegando ao chão.

Estes, portanto, procuram pontos altos para chegar mais rapidamente à terra, sendo automaticamente atraídos por elas. Portanto, não se trata exatamente de pessoas atraírem ou não os raios, mas sim pontos altos.

Raios

Foto: Pixabay

A probabilidade, no entanto, de uma pessoa ser atingida por um raio, varia de acordo com a situação em que ocorre, mas são bem reduzidas na maioria dos casos. Mesmo que você tenha um marca-passo, pino ou estruturas metálicas pelo corpo, como dizem as más línguas, não atrairá os raios. O que pode acontecer, na realidade, é a exposição.

Por exemplo, em um dia de tempestade com raios, você deve evitar ir aos topos de prédios e campos de futebol, pois são locais em que você estará exposto a uma grande altura, ou um local amplo e baixo em que você será o ponto mais alto. Isso fará de você o objeto mais condutor ao seu redor, aí sim atraindo o raio.

Outro fator que pode atrair os raios, por exemplo, é andar com objetos metálicos grandes, como é o caso do guarda-chuva.

Consequências de ser atingido por raios

Apesar de ser um fato que assusta a todos, os casos de pessoas atingidas por raios que são considerados fatais estão entre 5 e 10% somente. A corrente elétrica liberada por raios pode, no entanto, trazer problemas neurológicos e queimaduras, o que pode afetar diretamente a saúde e a coordenação motora.

Como se proteger dos raios

Quando perceber que o tempo está fechando com nuvens bastante carregadas, procure ficar longe das ruas. Mesmo que a chuva ainda não tenha começado, procure abrigo, ok? Além disso, é importante lembrar que os raios também caem sem que esteja chovendo.

Se precisar se deslocar para se manter protegido, evite correr. Andando você está exposto, mas ao correr, você aumenta a sua exposição, pois seus pés, a cada passo, estarão colhendo a eletricidade estática que está presente no solo 10 vezes mais do que se estivesse andando, aumentando também a probabilidade de ser atingido por um raio.

Ande próximo aos prédios, pois as construções normalmente têm para-raios, que servem justamente para atrair os raios. Se estiver em locais abertos e planos, como a praia, por exemplo, saia imediatamente, mas sem agitar-se demais. Não abrigue-se de forma alguma embaixo de guarda-sóis e, se o abrigo estiver muito distante, deite-se no chão e aguarde até a tempestade terminar, ficando imóvel.

Uma excelente forma de proteger-se é acomodando-se dentro do carro com portas e janelas fechadas, mas sempre tomando cuidado para não tocar em superfícies metálicas, pois isso pode causar uma descarga elétrica.