Redação narrativa – Tipos e dicas de como escrever

Veja a estrutura e detalhes de como escrever uma redação narrativa e saiba como identificar os tipos de narradores deste estilo de texto


A redação narrativa é um texto que tem como base um arranjo de sequências das ações, dos fatos nos quais o personagem se envolve, descrevendo-os em seu espaço e tempo determinados.

Ela é bem diferente da redação dissertativa, velha conhecida dos estudantes de ensino médio e pré-vestibulandos que é aquela que adquire uma postura onde predomina o estilo argumentativo, que tenta persuadir o leitor a acreditar no lado positivo ou negativo do tema levantado.

Para uma boa redação narrativa é importante não só narrar e descrever os fatos, mas ainda saber construir de forma concreta os personagens não se apegando apenas aos aspectos físicos, mas também aos psicológicos que envolvem ainda mais o leitor. Situá-lo no espaço e tempo em que a história é contata também é algo essencial, para que não se crie a sensação de que a história é um relato solto de período e duração desconhecidos.

Redação narrativa - Tipos e dicas de como escrever

Foto: Pixabay

Como escrever um texto narrativo?

A estrutura de uma redação narrativa é a seguinte:

  • Apresentação / Introdução
  • Conflitos / Desenvolvimento
  • Clímax / Ápice da história
  • Conclusão / Desfecho

Assim como na redação dissertativa a redação narrativa possui os três elementos básicos da estrutura de um texto que são introdução, desenvolvimento e conclusão. Na apresentação ou introdução o autor deve apresentar os personagens e suas especificidades ao leitor, situá-lo sobre o espaço e tempo daquela história. Ao desenvolvimento cabe a parte dos conflitos, onde os personagens encontram-se em situações difíceis e a história deve se desenrolar sem maiores dificuldades, o clímax é exatamente o ápice destas situações, a parte “x” que vai prender a atenção do leitor. E a conclusão é exatamente o desfecho destes conflitos, onde tudo tem ou não uma solução para os personagens.

Os narradores

Os narradores se dividem em três tipos diferentes. São eles:

  • Narrador-personagem: Neste caso o narrador participa da história que ele mesmo conta, assumindo assim os dois papéis. Aqui a história é contada sempre em 1º pessoa.
  • Narrador-observador: É aquele que apenas observa os fatos e os relata sem interferência alguma. A história aqui é narrada em 3º pessoa.
  • Narrador-onisciente: É aquele narrador que sabe de tudo o que se passa na trama e está presente até mesmo nos pensamentos dos personagens. A história neste caso também é contada em 3º pessoa.

Importante também para um bom texto narrativo é a criatividade do autor. Este estilo é sem dúvida o que predomina na literatura e o que não falta são livros para servir de inspiração. Escrever um texto que prenda a atenção do leitor é essencial, seja este texto um humor, drama ou mesmo um romance.


Reportar erro