Região norte: estados, capitais e mapa

A região Norte é uma das cinco grandes regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro.

É a maior região do Brasil em extensão territorial, embora seja pouco povoada em comparação com outras regiões do país.

Essa região abriga a Floresta Amazônica, com a maior biodiversidade do mundo, e nela está também a maior bacia hidrográfica das Américas e o maior rio do mundo – o Rio Amazonas.

Mapa da região Norte do Brasil

A região Norte é a que apresenta menor densidade demográfica do Brasil (Foto: Wikimedia Commons)

A população do Norte é bastante diversificada: ribeirinhos, comunidades indígenas, caboclos, extrativistas, remanescentes de quilombos, e as populações que vivem nas cidades.

Antes de mais nada, para entender mais sobre a organização espacial da região Norte do Brasil, é preciso conhecer suas especificidades, como localização, clima, hidrografia, relevo, vegetação, economia e também aspectos da sua cultura.

Região Norte do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconhece oficialmente cinco grandes regiões no território brasileiro. São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Dentre estas, a região Norte é a que apresenta a maior extensão territorial. São mais de 3.870.000 km² de território.

Apesar disso, o Norte é o que apresenta a menor densidade demográfica, ou seja, é onde vivem menos pessoas por km² de todo território nacional.

Isso ocorre porque é um grande território, com estados enormes e onde há cobertura da Floresta Amazônica, o que dificulta a ocupação pela população.

Há na região Norte relevo de planalto, depressões e também planícies. Os climas são equatorial úmido, equatorial semiúmido e tropical.

A vegetação da região é bem diversificada, com presença de floresta amazônica, matas galerias, cerrado, campos e mangues. Está na região Norte também o maior rio do Brasil, que é o Amazonas.

Estados e capitais da Região Norte

São sete os estados que constituem a região Norte do Brasil: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins.

Dentre estes estados estão os dois maiores em território do país, que são o Amazonas e o Pará.

Veja suas siglas e respectivas capitais:

Amazonas (AM) = Manaus
Roraima (RR) = Boa Vista
Amapá (AP) = Macapá
Pará (PA) = Belém
Tocantins (TO) = Palmas
Rondônia (RO) = Porto Velho
Acre (AC) = Rio Branco.

Características de cada Estado

Amazonas

Definitivamente, o Amazonas é o maior estado em extensão territorial do Brasil, com aproximadamente 1.571.000 km².

Ele é limitado ao norte pelo estado de Roraima; ao leste pelo estado do Pará; ao sul pelo Mato Grosso e por Rondônia; ao sudoeste pelo Acre, tendo ainda limites com a Venezuela, Colômbia e Peru.

O Rio Amazonas é muito utilizado para navegação pela população local(Foto: depositphotos)

Embora seja o segundo estado mais populoso da região Norte, é pouco habitado, o que se explica pelo seu vasto território e pela cobertura florestal. Sua capital é Manaus, que é a cidade mais habitada.

Roraima

É o estado mais setentrional do Brasil, ou seja, que fica na porção mais ao norte do território.

Sendo limitado pelo Amazonas ao sul, pelo Pará, pela Venezuela e pela Guiana, esse é o estado menos populoso do país, sendo também o menos povoado.

Roraima também é um estado que apresenta grandes dificuldades de desenvolvimento, possuindo o menor Produto Interno Bruto-PIB do Brasil.

O estado tem uma extensão de 224.299 km², e sua capital é Boa Vista.

Amapá

O estado do Amapá fica em uma posição bem setentrional em relação ao território brasileiro, fazendo limites com o Pará a oeste e sul; com a Guiana Francesa ao norte; com o Oceano Atlântico a nordeste; e com o Suriname a noroeste.

Apenas em 1988 o Amapá foi reconhecido como estado, pois antes era o Território Federal do Amapá, o qual havia sido desmembrado do estado do Pará em 1943, quando houve federalização de territórios brasileiros.

O Amapá tem uma extensão de 142.815 km², e sua capital é a cidade de Macapá.

Pará

O Pará é o segundo maior estado brasileiro em território, com 1.248.000 km² de extensão.

Seus limites são com o Amapá a norte, com Roraima a noroeste, o Amazonas a oeste, o estado do Mato Grosso a sul, Tocantins a sudeste, Maranhão a leste. Ainda com o Suriname e Guiana ao extremo norte.

As cidades mais populosas e desenvolvidas do Pará são: Belém, a capital do estado, Ananindeua, Santarém e Marabá.

Tocantins

É o estado mais novo da região Norte do Brasil, e seus limites são com o estado de Goiás a sul, com o Mato Grosso a oeste e sudoeste, o Pará a oeste e noroeste, bem como com o Maranhão a norte, nordeste e leste, o estado do Piauí a leste e Bahia a leste e sudeste.

Suas maiores cidades são Palmas e Araguaína. Tocantins apresenta também um baixo povoamento, em um território de 277.621 km², cuja capital é a cidade de Palmas.

Rondônia

Dentre os estados da região, esse é o terceiro mais populoso, ficando atrás apenas do Pará e do Amazonas. Ainda assim, os estados do Norte possuem uma densidade demográfica baixa.

Rondônia tem limites com o estado do Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste, e faz fronteira com a Bolívia a oeste e sul. Suas maiores cidades são Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes.

A população de Rondônia é bastante miscigenada, a extensão do estado é de 237.576 km² e sua capital é Porto Velho.

Acre

Esse é o estado que fica na porção mais a oeste de todo território brasileiro. Seus limites são com o Amazonas ao norte e Rondônia a leste, fazendo fronteira também com a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e a oeste.

Seu território tem apenas 164.123 km², sendo o segundo menor estado da região, ficando apenas atrás do Amapá. Através do Tratado de Petrópolis foi definido que o território do Acre pertenceria ao Brasil e não mais a Bolívia.

A capital acreana é Rio Branco.

Mapa da região Norte

Região Norte do Brasil

Região Norte do Brasil em verde (Foto: depositphotos)

Este mapa da região Norte do Brasil mostra a extensão ocupada por esta região (a área em verde). Mostra também os estados que formam a região Norte

Aspectos físicos da região Norte

Ela possui uma grande biodiversidade, o que está relacionado com o clima, hidrografia e relevo da região.

São algumas características físicas da região Norte:

Clima

A maior parte do território da região Norte do Brasil está localizada entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador.

Uma parte dos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá estão entre a Linha do Equador e o Trópico de Câncer, já no Hemisfério Norte do globo.

Por conta desta localização, a incidência de radiação solar é bastante alta na região. Os raios solares atingem estes estados de forma mais direta, o que confere um clima quente.

Quase toda região é marcada pelo clima equatorial úmido, exceto Tocantins e uma parte setentrional de Roraima e Pará.

O clima equatorial úmido, predominante na região Norte, é marcado pelas elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos (chuvas) bem distribuídos ao longo do ano.

Já o clima equatorial semiúmido, que ocorre na porção noroeste do Pará e na parte oriental do estado de Roraima, é marcado pela presença de altas temperaturas ao longo do ano, mas uma pluviosidade menor.

Há uma curta estação mais seca, a qual vai dos meses de junho até novembro. Em dezembro as chuvas retornam e se estendem até maio.

O clima tropical, presente no estado de Tocantins e no sudeste do Pará já apresenta uma condição bem diferente.

As chuvas são menos abundantes, especialmente entre os meses de maio até setembro, quando há uma estação seca nestes estados. As chuvas retornam em outubro e vão até o mês de abril.

Relevo

Essa região tem um relevo predominantemente marcado pelas terras baixas. São planícies, depressões e planaltos que marcam a paisagem.

São formações da região Norte:

  • Planaltos em bacias sedimentares
  • Planaltos em estruturas cristalinas e dobramentos antigos
  • Depressões em estruturas sedimentares
  • Depressões em estruturas cristalinas
  • Planícies em estruturas sedimentares recentes.

O pico da região é o Pico da Neblina (2.993 metros), e a classificação do relevo da região é:

  • Depressão da Amazônia Ocidental
  • Depressão Marginal Sul-Amazônica
  • Depressão Marginal Norte-Amazônica
  • Planalto da Amazônia Oriental
  • Planaltos Residuais Norte-Amazônicos
  • Planaltos Residuais Sul-Amazônicos
  • Planície do Rio Amazonas
  • Planície e Pantanal do Rio Guaporé
  • Planície do Rio Araguaia.

Vegetação

As formações vegetais que ocorrem na região Norte do Brasil são:

Floresta Amazônica: é a vegetação que mais está presente na região, abrangendo todos os estados.

A Floresta Amazônia ocupa uma vasta extensão do território brasileiro, se estendendo também para Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Peru, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Floresta Amazônica

A floresta Amazônica é a maior floresta tropical de todo o mundo (Foto: depositphotos)

É uma floresta de clima equatorial – quente e úmido – com densa vegetação. Há três camadas na Floresta Amazônica, que são: Mata de Terra Firme, Mata de Várzea e Mata de Igapó.

Matas galerias: é um tipo de vegetação que acompanha os cursos de água. Está presente na porção central do estado do Tocantins. São verdadeiros corredores que se formam seguindo os rios.

Cerrado: ocorre em porções do estado de Roraima, Rondônia, Amapá, pequenas manchas no Pará e predominantemente em Tocantins.

É uma vegetação típica de clima tropical, marcado por uma estação seca e outra chuvosa. São plantas adaptadas ao tempo seco, em formações de gramíneas, arbustivas, herbáceas com árvores de troncos grossos e retorcidos.

Campos: os campos aparecem na região Norte do Brasil em porções do Amazonas e do Amapá, predominando na Ilha de Marajó, no Pará.

Esse é um tipo de vegetação marcado pelas plantas rasteira, herbáceas, com presença de gramíneas e a ocorrência de arbustos e árvores.

Mangues: esta vegetação está presente no limite entre o estado do Amapá e o Oceano Atlântico, ou seja, nas porções litorâneas da região. Aparece também entre o Pará e o Oceano, especialmente na Ilha de Marajó.

É uma vegetação típica do litoral, especialmente de áreas alagadas. É um ecossistema costeiro, e sua principal característica são as raízes aéreas.

Hidrografia da região

Existem vários importantes rios na região Norte do Brasil, como:

  • Rio Amazonas
  • Rio Javari
  • Rio Juruá
  • Rio Purus
  • Rio Guaporé
  • Rio Madeira
  • Rio Solimões
  • Rio Negro
  • Rio Branco
  • Rio Tapajós
  • Rio Xingu
  • Rio Oiapoque
  • Rio Tocantins
  • Rio Araguaia

O Rio Amazonas e seus afluentes são amplamente utilizados para navegação pela população local, já que estes formam um complexo hidroviário de 25.000 quilômetros de percursos navegáveis.

Os rios de planície são especialmente importantes para navegação. Já os rios de planalto são utilizados para produção de energia hidrelétrica.

Aspectos sociais da região Norte

Há muitos povos vivendo na região Norte do Brasil, como os ribeirinhos, as comunidades indígenas, os caboclos, extrativistas, remanescentes de quilombos, e as populações urbanas.

Casas de quilombolas na Amazônia

Cabanas sobre palafitas na região amazônica (Foto: amazonia.org.br)

Cada um destes grupos tem sua própria cultura, costumes e história.

População

Estima-se que a população da região Norte do Brasil seja de mais de 18 milhões de habitantes. A densidade demográfica, ou seja, pessoas morando por km² de território é baixa, cerca de 4,78 hab./km².

O estado mais populoso do Norte é o Pará, seguido do Amazonas. Ainda assim, são pouco habitados. A maior parte da população mora nas capitais dos estados.

A população da região Norte sofre com as distâncias em relação aos lugares. Existem locais onde só é possível se chegar de barco, e isso dificulta as pessoas de trabalharem fora ou estudarem.

Grupos tradicionais da região vivem dos recursos que a natureza tem, como a pesca e o extrativismo.

Os indicadores sociais mostram que a região Norte ainda enfrenta sérios problemas em relação a qualidade de vida da sua população, como gravidez precoce, menor expectativa de vida em comparação com outras regiões do país, baixa escolaridade, altos índices de informalidade, altas taxas de mortalidade infantil, elevados índices de pobreza, falta de saneamento e altas taxas de homicídios.

Isso só prova o quanto ainda são necessárias políticas públicas direcionadas às necessidades locais, as quais levem em consideração aquele espaço, aquele povo e suas demandas.

Cultura da região

A cultura da região norte foi amplamente influenciada pelos grupos originais que viviam na região, bem como pelos africanos, europeus e demais povos que somaram posteriormente.

Houve um movimento de deslocamento de pessoas do Sul do Brasil para o Norte em décadas passadas, o que também miscigenou a cultura regional.

Não há uma cultura homogênea, e mesmo entre os estados da região há grandes diferenças culturais.

Comidas típicas

A culinária da região Norte se baseia bastante nos preparos com peixes, já que os rios da região são explorados para pesca.

Alguns pratos típicos são: pato ao tucupi, peixada de tucunaré, tacacá, pescada paraense, mujica de peixe, damorida, caruru, gurijuba, maniçoba e pirarucu de casaca.

A mandioca também é amplamente utilizada, e aparece em doces como bolo de macaxeira e pudim de tapioca. Frutas em calda, como o caju, são bastante apreciados também.

Danças da região

Algumas danças que integram a cultura da região Norte do Brasil são: maçarico, carimbó, lundu marajoara, marujada, desfeiteira, marabaixo e marambiré.

Uma das maiores festas onde as danças são destaque na região é o Festival Folclórico de Parintins, que ocorre anualmente no último final de junho na cidade de Parintins, no Amazonas.

Lendas

São algumas lendas comuns na região Norte do país: Boto, Cuca, Curupira e Negrinho do Pastoreio.

Talvez a mais conhecida destas é a do Boto cor-de-rosa. Acreditava-se que o animal saísse das águas, se transformasse em um belo rapaz, seduzisse moças solteiras desacompanhadas e as engravidasse.

Isso era usado para justificar mulheres que engravidavam solteiras em um período muito conservador da sociedade. Assim, quando uma mulher tem um filho de um pai desconhecido, ele é chamado de “filho do boto”.

Economia

Há várias atividades desenvolvidas na região Norte e que impulsionam sua economia, sendo algumas delas:

Agropecuária: há a plantação de arroz, mandioca, soja e juta. Ainda, criação de suínos e bovinos. A região está sofrendo com a expansão da fronteira agrícola do país, o que vem devastando os biomas.

Extrativismo vegetal: destaca-se a extração do látex para produção da borracha, a retirada da castanha-do-pará, bem como a extração da madeira na região.

Mineração: empresas mineradoras exploram a região há anos, sendo algumas das áreas mais promissoras neste sentido a Serra dos Carajás e Oriximiná.

Indústria: o Norte é uma das regiões menos industrializadas do Brasil, e a indústria local fica mais restrita aos setores mais tradicionais, como alimentos, têxtil, couro, beneficiamento de madeira e castanha.

Turismo: as atividades turísticas ocorrem em maior proporção nas capitais dos estados, mas há pontos turísticos muito apreciados, como Alter do Chão, Ilha de Marajó, Alta Floresta (pesca), Parintins (Festival Folclórico de Parintins), Serra do Divisor e o Arquipélago de Anavilhanas.

Há na região um grande parque industrial conhecido como Zona Franca de Manaus ou Polo Industrial de Manaus, o qual está na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.

Ela também abrange setores do comércio, da indústria e da agropecuária. As indústrias instaladas na região recebem algumas isenções para incentivar sua produção.

Resumo do conteúdo

Nesse texto você aprendeu que:
  • A região Norte é uma das cinco regiões brasileiras, juntamente com o Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
  • É a maior das regiões brasileiras
  • Os estados que formam a região Norte são: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins
  • Os dois maiores estados são Amazonas e Pará
  • É uma região com baixa densidade demográfica
  • Há planaltos, depressões e planícies
  • Há climas equatorial úmido, equatorial semiúmido e tropical
  • A vegetação é marcada pela Floresta Amazônica, mas há também matas galerias, campos, cerrado e mangues
  • O maior rio do Brasil está nesta região, que é o Amazonas
  • A cultura da região Norte é muito diversificada, com várias lendas, danças e comidas típicas
  • É uma região que precisa de mais atenção do governo, levando em consideração as especificidades e necessidades daquele espaço e daquele povo.

Exercícios resolvidos

1- Quais são os estados que fazem parte da Região Norte?
R: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins.
2- Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Norte?
R: A agropecuária, com plantações de arroz, mandioca, soja e juta. E também a criação de suínos e bovinos;

O extrativismo vegetal;

A mineração, empresas mineradoras exploram a região;

A indústria;

O turismo.

3- A região norte é a menos povoada do Brasil. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
R: Verdadeiro.
4- O estado que possui o menor Produto Interno Bruto-PIB do Brasil fica na Região Norte. Que estado é esse?
R: Roraima.
5- Indicadores sociais mostram que a região enfrenta problemas em relação a qualidade de vida da população, cite três problemas dessa região.
R: gravidez precoce, menor expectativa de vida em comparação com outras regiões do país, baixa escolaridade.
Referências

» GARCIA, Helio; MORAES, Paulo Roberto. Geografia. São Paulo: IBEP, 2015.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).