Região Norte do Brasil: ‘berço’ da Floresta Amazônica

Conheça sobre a região Norte do Brasil, suas características e particularidades em relação ao clima, população e meio de vida


O Norte do Brasil é a maior região do nosso país. Composto por sete estados, ele concentra os dois maiores em extensão territorial: o Pará e o Amazonas, os demais são: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. As suas respectivas capitais são: Belém, Manaus, Rio Branco, Macapá, Porto Velho, Boa Vista e Palmas.

Por conta dos seus quase 4 mil km de extensão, a região faz fronteira com diversos outros países: Bolívia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, Peru e Colômbia.

População

Em contrapartida, o Norte é a região menos habitada, com cerca de 4,7 moradores por km². As cidades mais populosas são Manaus, Belém, Porto Velho e Macapá. Em seguida vem Rio Branco e Palmas.

Região Norte do Brasil: 'berço' da Floresta Amazônica

Foto: depositphotos

Clima e vegetação

O clima do Norte é bem úmido com muita chuva e calor. Graças a isso, é possível encontrar diversos tipos de vegetação: desde os manguezais até o cerrado. Esse último se concentra nos estados de Tocantins, Roraima e Rondônia.

Economia

A maior parte dos moradores sobrevivem de atividades que envolvem o extrativismo vegetal, pecuária, agricultura e indústrias. O turismo também desponta como um forte fator econômico, principalmente por causa da Floresta Amazônica, ela que é o maior ecossistema do mundo. Conheça um pouco mais sobre o coração da região Norte e o pulmão do mundo: a Floresta Amazônica.

A Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica equivale a 33% das reservas florestais do mundo inteiro e possui a mais variada flora do mundo. Dentro dela podemos encontrar diversos tipos de solos. Ela ocupa 90% do território do Norte.

Existem os igapós, que são as faixas de areia que ora ficam secas ora alagadas pelo rio; os tesos que passam a maior parte do tempo secos, mas quando há uma cheia muito forte, também inunda. O restante do solo é arenito. Ainda em relação à vegetação, é no Norte que está o Pico da Neblina, o mais alto do Brasil. Ele fica na Serra do Imeri, no estado do Amazonas.

Outra ostentação natural da Amazônia é que ela forma a maior bacia hidrográfica do mundo, com 25 mil quilômetros de rios navegáveis. O Rio Amazonas e seus afluentes são navegáveis e responsáveis pelo espetáculo da pororoca, um fenômeno no qual são formadas ondas de até cinco metros. Ali está 20% da água doce de todo o planeta.

Tanta riqueza assim atrai a cobiça das pessoas que fazem a exploração ilegal da madeira, realizam o corte das árvores para a formação de áreas para gados ou simplesmente para invasões domiciliares.

Infelizmente, segundo dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o IPAM, o desmatamento da região cresceu 30% em 2016 em relação ao ano anterior. As áreas da floresta mais devastadas estão nos estados de Rondônia e Pará. Esse é um grande desafio para o governo brasileiro uma vez que ele se comprometeu a acabar com o desmatamento até 2030.


Informar erro