Regiões Polares

Tais regiões são assim conhecidas porque apresentam a temperatura mais baixa de todo o Planeta, e por essa razão constituem a área menos povoada no mundo


As regiões polares são aquelas que se encontram no Extremo Norte e no Extremo Sul do planeta. São assim conhecidas porque apresentam a temperatura mais baixa de todo o Planeta, por essa razão constituem a área menos povoada no mundo, cuja temperatura chega a 0°C.

No norte do Planeta encontra-se a região polar ártica, ou Ártico, a qual ocupa uma área de 21 milhões de Km², e é constituída pelo Oceano Glacial Ártico. Sua localização está entre o Círculo Polar Ártico e o Polo Norte. As camadas de gelo dessa região chegam a ter aproximadamente 2 km.

No sul da Terra está a região polar antártica, ou Antártida, que ocupa uma área de 14 108 000 km². Sua extensão territorial também é formada por gelo.

­O Polo Norte e o Polo Sul

Regiões Polares

Foto: Reprodução

Características em comum entre os dois polos

Esses dois polos possuem algumas características em comum, tais como: a temperatura que no período mais quente não ultrapassa os 10°C, além do fenômeno “sol da meia-noite”, no qual o Sol brilha 24 horas sem cessar nas datas próximas ao solstício de verão. Outra característica importante é que são essas regiões que regulam a temperatura do Planeta, por isso a preocupação constante com a preservação das calotas polares.

Os oceanos são frios e com baixo teor de sal. O Oceano Ártico apresenta banquisa, que é uma massa de gelo que aumenta de tamanho no inverno. E na Antártida o continente é coberto por uma geleira muito espessa que contém mais de 90% de todo o gelo do mundo.

O clima dessas regiões

O Clima no Polo Norte e no Polo Sul são parecidos. Nas duas regiões, ao invés de chuva, ocorre queda de neve; a umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão; no inverno a temperatura fica em média -30°C, podendo atingir até -60°C, no verão situa-se próximo de 4°C; os ventos são intensos, cobrindo toda a região com neve. E com o aquecimento global, o clima nessas regiões tem sido cada vez mais afetado. Por essa razão, as placas de gelo têm se desprendido e houve uma pequena elevação da temperatura nas regiões polares.


Reportar erro