Reino Plantae

Conheça o Reino Plantae, ou Reino Vegetal e saiba como se dá a classificação de seus componentes e suas principais características


O Reino Plantae, ou simplesmente Reino Vegetal, como o próprio nome dá a entender é composto basicamente pelas plantas em suas mais diversas espécies.  Este é de longe considerado o reino mais importante, isto porque foram as plantas que deram início à vida na Terra há milhões de anos, graças a sua capacidade de se alimentar dependendo apenas de si mesma.

Reino Plantae - Classificação e características dos vegetais

Foto: Reprodução

As plantas são consideradas o primeiro elo da cadeia alimentar, sustentando até hoje toda a vida na Terra, pois são a base da cadeia alimentar para os mínimos organismos como fungos, bactérias. Não podemos esquecer que num mundo cada vez mais industrializado e dominado pelo capitalismo as plantas são de importância vital para o equilíbrio da quantidade de gás carbônico (CO2) na nossa atmosfera.

Características

Podemos citar como características para os representantes deste reino o fato de se tratar de seres pluricelulares e eucariontes, ou seja, que possuem núcleo celular definido. São autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento através de processos como a fotossíntese, apesar de ainda precisarem de nutrientes essenciais presentes no solo, água e luz solar. Contudo, algumas plantas são incapazes de produzir alimento para si próprias, e é a este tipo de vegetal que damos o nome de parasita, pois, elas se agregam a outras estruturas de seres vivos para que possam sobreviver com os nutrientes necessários. Os vegetais possuem celulose em sua parede celular, além de cloroplastos e ventrículos no interior das células.

Classificação

As plantas podem ser classificadas de acordo com vários aspectos, o primeiro deles está relacionado com a presença ou ausência de flores. Aquelas que possuem flores e uma estrutura reprodutora visível são denominadas fanerógamas, já aquelas nas quais a estrutura reprodutora não se encontra visível e não possui flores ou sementes chamamos de criptógamas. Também podemos classificá-las de acordo com a presença ou não dos vasos condutores de água e sais minerais e de matéria orgânica, ou seiva elaborada, como vasculares e avasculares.

Os grupos de plantas

De acordo com as classificações que vimos acima, as plantas podem ser divididas em quatro grupos distintos. São eles:

  • Criptógama: A palavra significa basicamente “estrutura reprodutora escondida”, onde cripto significa escondido e gama, gameta.
  • Fanerógama: Esta palavra significa “Estrutura reprodutora visível”, onde fânero, significa visível, e gama, como já vimos, significa gameta.
  • Gimnosperma: Gimno significa “descoberta” e sperma significa “semente”. Então neste caso é o mesmo que dizer que uma planta possui a semente descoberta, ou ainda visível, ou nua.
  • Angiosperma: Angion significa “vaso”, e este vaso ao qual a palavra se refere neste contexto é o próprio fruto. Sperma significa “semente”. Logo angiosperma significa uma “planta que possui a semente guardada em seu interior”.

Reportar erro