Relógio inovador é capaz de mostrar em tempo real a órbita dos planetas

Peça valiosa: Todo o Midnight Planétarium – como é chamado o relógio – é revestido em ouro de 18 quilates


Com a invenção do celular, os relógios de pulso foram sendo deixados de lado, e, por esta razão, as relojoarias tiveram que passar a inovar mais neste seguimento, levando em consideração a busca por mais vendas. Pensando nisso, a Van Cleef & Arpels, em parceria com Christiaan van der Klaauw, resolveu investir em uma tecnologia que mescla design, engenharia e muita criatividade. O resultado deste trabalho foi o Midnight Planétarium, relógio de pulso que além de oferecer as horas, também conta mostra a movimentação real de alguns planetas do universo.

Características do Midnight Planétarium

A minuciosidade da peça é um aspecto de relevância, isto porque foram necessários três anos para que os produtores unissem em harmonia 396 partes, quantidade que compõe uma única peça. O relógio não possui ponteiros, por isso, a hora e os minutos são indicados pela estrela cadente. Além deste símbolo, pedras preciosas representam seis dos planetas do sistema solar.

Imagem de relógio Midnight Planetarium

Foto: Reprodução/ Van Cleef & Arpels

Assim, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno podem ter suas rotações vistas em tempo real através da peça. Isto quer dizer que a Terra passa, literalmente, 365 dias para dar uma volta ao redor da miniatura de sol do relógio. E isso ocorre com os demais planetas, sendo o mais lento Saturno, levando 29 anos para atravessar o relógio. No caso de Urano e Netuno, estes não foram adicionados, tendo em vista que suas órbitas são bastante longas, sendo 84 e 165, respectivamente.

Além de todas estas peças exclusivas, o Midnight Planétarium é revestido em ouro de 18 quilates. Todos estes aspectos só poderiam fazer com que o valor deste relógio fosse tão astronômico quanto a sua representação. Para ser mais preciso, esta réplica custa 225 mil dólares. Em moeda nacional brasileira, custaria aproximadamente R$ 800 mil.

Lucky Star: função extra

Entre as pedras preciosas que fazem referência aos planetas, existe uma estrela que recebeu o nome de Lucky Star. Ela pode ser utilizada para marcar um dia de sorte no ano, então quando este dia chega a estrela se encaixa com a Terra, marcando que o seu dia da sorte chegou. O Midnight Planétarium foi apresentado no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em Genebra, na Suíça. O mesmo faz parte da coleção intitulada Poetic Astronomy, linha de relógios relacionados aos astros e signos.


Reportar erro