Revisor de texto

Profissional que realiza a intervenção no texto a ser aperfeiçoado, podendo transformar desde palavras isoladas até parágrafos inteiros


O revisor de texto é o profissional que realiza a intervenção no texto a ser aperfeiçoado, podendo transformar desde palavras isoladas até parágrafos inteiros, enriquecendo-os com o acréscimo de novos vocábulos. É importante ressaltar que a atividade de revisar um texto não é modificá-lo a bel-prazer, pois as ideias e os argumentos do autor do texto devem ser respeitados.

O trabalho do revisor de texto

Nas redações ou editoras, o revisor de texto trabalha em conjunto com os profissionais responsáveis pela publicação dos textos revisados. O bom revisor e sua equipe devem verificar não apenas a gramática, mas também a coerência discursiva. O bom profissional deve conhecer as regras gramaticais, mas não apenas isto: também é necessário gostar de ler e ler bons textos, sejam eles literários ou não, além de escrever.

O profissional deve verificar se o texto possui lógica, se há coerência entre as ideias e coesão textual, no entanto, o revisor apenas poderá modificar o conteúdo do texto caso o autor dê a sua autorização.

Revisor de texto

Foto: Reprodução/ internet

Durante o processo de revisão, surgirão diversas dúvidas que deverão ser sanadas com a consulta a boas gramáticas e sites confiáveis. O profissional competente sempre está ciente acerca das técnicas que necessita ter para que possa fazer o seu trabalho de maneira eficiente, atentando a possíveis erros e falhas.

Normalmente, o revisor atua nas empresas jornalísticas e nas editoras, preparando o texto até a sua versão final.

Algumas pessoas utilizam os corretores de texto a fim de revisar um texto, no entanto, estas ferramentas virtuais estão bem longe do trabalho realizado pelo profissional, pois o trabalho do revisor de texto vai muito além de uma correção gramatical mecânica.

As fases da revisão de texto

O trabalho de revisar um texto ocorre em várias fases. A primeira delas é a revisão primária que, às vezes, pode ser confundida com a etapa do copidesque ou da preparação de texto, com a ordenação em parágrafos e capítulos. É neste momento que, nos trabalhos acadêmicos, ocorre a adequação às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A revisão secundária foca nas expressões verbais, nos exageros no uso da eufonia, inteligibilidade textual, sintaxe e explicação das ideias. Quando o texto está disposto no formato da página, ocorre a revisão de provas na qual todos os detalhes relacionados à diagramação são verificados.

Por fim, a revisão final visa observar os mínimos detalhes antes da entrega do texto para publicação.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)


Reportar erro