Sabia que os golfinhos seguem os barcos no mar? Entenda

Espécies faz isso para despistar-se do restante do bando ou mesmo para pegar ‘embalo’ nas ondas


Os golfinhos estão entre os clássicos animais marinhos mais simpáticos e os quais são bastante admirados pelos humanos. E um fato um tanto curioso que diz respeito a essa espécie de mamíferos dos oceanos chama a atenção de muitas pessoas.

Trata-se de que os golfinhos têm o hábito de seguir os barcos e navios em alto mar. Sabia dessa? Pois bem. Esses animais geralmente costumam pegar uma “caroninha” nas ondas provenientes das embarcações sobre as águas marítimas.

O fenômeno dos golfinhos seguindo barcos

Imagem de golfinhos em alto mar

Foto: Depositphotos

De acordo com pesquisadores oceanográficos, tal fenômenos ocorre devido os golfinhos quererem, de fato, como mencionado anteriormente, se aproveitar do “embalo” das ondas geradas pelas embarcações para poupar energia ou mesmo para sair da atenção de turistas do restante do bando.

Como são animais selvagens que têm contato com o ser humano, é comum que eles aprendam hábitos da rotina humana. Assim, alguns procuram despistar os demais golfinhos de um bando. O mais comum é que um macho atraia sua fêmea e filhotes para juntos navegarem seguindo as ondas de uma embarcação.

Espécies conhecidas no Brasil

Em águas tupiniquins, as espécies mais conhecidas classificadas como golfinhos e que são comuns desse tipo de prática são listadas em cinco. São elas: boto-cinza e golfinho-rotador, além  de orcas, botos-tucuxi e toninhas.


Reportar erro