Saiba administrar o tempo para estudar sem deixar de se divertir

Não adianta dedicação total aos estudos, nem atenção demais para a diversão. Tudo depende de um equilíbrio para que tudo funcione em harmonia


Administrar o tempo, dividindo-o entre as obrigações trazidas pelo estudo e momentos de diversão é uma tarefa das mais complicadas, principalmente se não houver um meio termo entre os dois.

Não adianta dedicação total aos estudos, nem atenção demais para a diversão. Tudo depende de um equilíbrio para que tudo atue de forma proveitosa no dia-a-dia de um estudante.

Por isso, preste atenção em algumas dicas que seguirão, a partir de agora. Elas vão ajudar você a dividir melhor o tempo, encontrando espaço para todas as atividades que tem de desenvolver durante o dia. Ah! Essas dicas podem ser incorporadas em todas as fases da vida escolar, desde os primeiros anos do ensino Fundamental, passando pelo Médio, até chegar ao Ensino Superior.

Saiba administrar o tempo para estudar sem deixar de se divertir

Foto: depositphotos

Horários

Para começar, o primeiro passo é criar uma espécie de agenda, com horários a cumprir durante o dia. Você pode começar desde a hora que acorda, até a hora que vai dormir.

Nesse meio tempo, é importante que todas as obrigações, sobretudo as relacionadas ao estudo, tenham hora para começar e acabar. Isso vai ajudar seu cérebro a se habituar as situações.

Nessa rotina, não se esqueça de reservar um tempo para a diversão. Esta pode ser através de um passeio com os amigos, com a família, ou simplesmente para jogar ou ver coisas na internet.

Esses momentos de distração acabam ajudando na rotina de estudos, possibilitando que os conteúdos sejam assimilados com maior facilidade, já que o cérebro terá um momento para descansar.

Ambientes

Escolha ambientes propícios ao estudo, com boa luminosidade, ventilação, tranquilidade e sem recursos que vão desviar sua atenção, a exemplo do vídeo game, jogos e televisão. Cuidados como esses vão ajudar a deixar o momento prazeroso, sem que se prenda a uma obrigação. Quanto mais leve parecer, mais fácil será de assimilar os conteúdos.

Foco

Depois que estiver seguindo uma rotina, procure não abrir espaço para mudanças de horário, a menos que ele seja inevitável. Como estamos falando de uma rotina, nada melhor que seguir a risca. Como já foi dito anteriormente, isso ajuda o cérebro a entender e separar os horários para cada atividade.

Alimentação

Procure estudar sempre de barriga cheia. Ficar com fome pode desviar o foco dos estudos, o que pode acarretar na quebra da rotina.

Pode não parecer, mais a alimentação também é um fator que interfere na concentração das pessoas. Abuse dos alimentos saudáveis, a exemplo de frutas. Elas podem ser incorporadas nos lanches, na hora que está estudando.


Reportar erro