Saiba como calcular a porcentagem de um valor

A porcentagem é usada para calcular descontos em promoções, juros no mercado financeiro e até o percentual pago pelos atrasos nas contas


Lidar com a matemática é uma tarefa não muito fácil para muita gente. Porém, se prestar bem atenção no que está se tentando calcular, as chances de errar passam a ser mínimas.

Calcular a porcentagem de um valor é mais simples do que você pode imaginar. Preste atenção nas explicações e não se confunda mais!

Uso da porcentagem

A porcentagem é um cálculo muito usado no dia-a-dia das pessoas. Ele é usada para calcular descontos em promoções, juros no mercado financeiro e até aquele percentual pago pelos atrasos nas contas e aquisição de empréstimos.

saiba-como-calcular-a-porcentagem-ou-percentual-de-um-valor

Foto: Pixabay

No cálculo dos lucros na venda de algum produto em específico, ela também está presente. Porcentagem nada mais é do que um índice de comparação em relação a outro número.

Por se caracterizar como uma medida de razão com base no número 100, os valores submetidos ao cálculo estão relacionados a uma fração com a base 100. Por se tratar de um índice, a porcentagem não possui unidade de medida. Ela é representada pelo símbolo “%”.

Cálculo

Para entender bem o cálculo da porcentagem é preciso que você tenha em mente que estamos lidando com valores relativos. A porcentagem só vai fazer sentido se estiver relacionada a algum valor.

Um exemplo bem simples é imaginar um produto que tenha 10% de desconto no pagamento a vista. Sendo assim, o resultado desse desconto será abatido no preço total do produto.

Existem duas maneiras básicas para se calcular a porcentagem: o cálculo por fração e por fator de multiplicação.

Cálculo por fração

A porcentagem é a medida da razão com base de 100, isso é, uma medida de proporção em uma fração que esteja dividindo por 100. Sendo assim, no cálculo por fração, deve-se pegar o valor e fracionar a porcentagem.

Como exemplo podemos usar o seguinte caso. Se eu tenho 10 tomates e recebo mais 40% deles. Quantos tomates eu ganhei?

Pegue a quantidade de tomates inicial: 10 e multiplique pela fração 40/100, que representa os 40%. O resultado será 4.

Cálculo por multiplicação

Para usar esse método de cálculo, basta transformar o percentual em um valor (fator) que, multiplicado pelo valor base obtém-se o resultado.

Toda porcentagem é representada por uma fração com divisor 100. Tomando como exemplo o valor 15%, tem-se a representação 15/100. Quando é feita a divisão de 15 por 100 obtém-se o resultado 0,15. Sendo assim, sempre que for multiplicado qualquer valor por 0,15, o resultado será equivalente a 15% do valor inicial.

Ao valor de 0,15, acrescenta-se o número 1. Então, obtém-se 1,15, que passa a ser o fator de multiplicação de acréscimo de 15%. Ou seja, quando multiplica-se um número por 1,15, seria o mesmo que adicionar 15% a esse número.


Reportar erro