Saiba qual a diferença entre trans, cis e intersexual

São registrados cerca de 20 denominações diferentes para o mundo trans. Saiba a diferença de alguns dos termos


O respeito pela diversidade de gênero é uma bandeira que vem sendo amplamente levantada no país. Isso se deve ao fato da grande variedade de casos, sobretudo de preconceito, que tem colocado essa denominação em evidência na mídia.

Decorrente dessa grande variação, existe uma confusão natural quanto aos termos usados: transexuais, transgêneros, cisgêneros e intersexual. Você sabe o que cada um deles significa?

Se sua resposta foi não, está na hora de ampliar os seus conhecimentos, esclarecendo muitos dos pontos que deixam você em dúvida quando o assunto está relacionado a diversidade de gêneros.

Saiba qual a diferença entre trans, cis e intersexual

Foto: Pixabay

Isso servirá não só para você quanto cidadão, mas para que a opção sexual de cada pessoa seja respeitada e que elas possam receber os tratamentos que sua condição demande.

Explicando os gêneros

Dado pela diversidade que algumas pessoas podem se apresentar, hoje, são registrados cerca de 20 denominações diferentes para o mundo trans.

Antes de tudo é importante que se tenha conhecimento sobre a identidade de gênero, ou seja, o modo como a pessoa se sente dentro do corpo com o qual nasceu, depois, saber respeitar a escolha e identificá-la pelo nome correto.

Para que não haja mais dúvidas em relação a esse ponto, conheça as principais formas de denominação:

Transgênero

As pessoas que são identificadas como transgênero não se identifica com o sexo com o qual nasceu. Por isso, é mais comum que elas estejam construindo uma identidade a partir do masculino, feminino ou nenhum deles. Essa “classificação” é geralmente empregada a transexuais e travestis.

Transexual

Essa denominação é empregada aquelas pessoas que nascem pertencendo a determinado sexo, masculino ou feminino, biologicamente falando, porém, tanto psicologicamente ou por meio de suas evidências, carrega características e comportamentos pertencentes ao sexo oposto.

Ela pode optar pela cirurgia de mudança de sexo por não se identificar com a genitália com a qual nasceu. Essa cirurgia é conhecida também por redesignação de sexo.

Travesti

Nesse ponto, as pessoas identificadas como travesti apresentam-se no meio social com roupas e adereços definidos “do sexo oposto”. Para as pessoas pertencentes a essa classe não estão tão incomodadas com o sexo, mais sim com o gênero.

Cisgêneros

De todos os casos, esse é um dos mais fáceis de serem entendidos. Isso porque, os indivíduos que integram esse grupo se identificam, socialmente falando, com o mesmo sexo que nasceu.

Ou seja, o homem que nasceu com pênis se veste com roupas de acordo com a denominação condizente com a figura masculina. E o mesmo acontece com as mulheres.

Intersexual

Os indivíduos que nascem com variações anatômicas de sexo, onde eles assumem características nem puramente masculinos, nem puramente femininos, são vistos como intersexual.


Reportar erro