Saiba qual foi o primeiro livro a ser publicado no Planeta

O desenvolvedor da prensa Johannes Gutemberg foi o responsável pelo primeira publicação de um livro no mundo


O número de livros e autores que podemos encontrar diante das prateleiras de uma livraria ou biblioteca é gigantesco. De fato, é extensa a variedade de títulos e escritores especializados nos mais diversos assuntos e gêneros. Entretanto, diante de um universo tão largo assim cabe-se levantar o seguinte questionamento: qual o primeiro livro a ter sido publicado no Planeta? Qual o primeiro título impresso no mundo?

Saiba qual foi o primeiro livro a ser publicado no Planeta

Foto: Depositphotos

Bíblia Sagrada

Bom, a resposta para tal questionamento tem tudo a ver com religião, uma vez que a famosa Bíblia Sagrada foi o primeiro título literário já publicado no mundo, isso no ano de 1455. À época, o desenvolvedor da prensa Johannes Gutemberg foi o responsável por tal feito. Todavia, ele levou cinco anos até conseguir tornar impressa a pioneira publicação.

Inicialmente, a Bíblia foi impressa com 642 páginas  e a obra teve, ao todo, 200 cópias. Exemplares que não foram comercializados.

Em dias atuais, conta-se que 48 cópias originais da primeira obra ainda existem. Uma delas, inclusive, foi comercializada em 1987 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ao preço de 4,9 milhões de dólares.

Demais obras

Ainda que exista a tese de que o livro pioneiro no mundo tenha sido a Bíblia, há teses que discordem disso e levante a hipótese de que outros títulos tenham sido publicados antes do livro sagrado, a exemplo do Livro dos Mortos (Egito), dos tabletes cuneiformes sumerianos entre outros mais.


Reportar erro