Saiba quantos metros equivale um pé

O “pé” como unidade de medida foi usado por muitas civilizações antigas para medir construções, blocos de pedra, pedaços de madeira e espaços em geral


Em desenhos animados, filmes ou até mesmo em leituras, certamente você já deve ter ouvido medidas que equivalem a pés. Na verdade, essa é uma unidade de medida que existe mesmo, estando relacionada ao pé humano, no sentido literal da palavra.

Ela foi usada por muitas civilizações antigas, sendo utilizada para medir construções, blocos de pedra, pedaços de madeira e espaços em geral. Com o passar do tempo e o aparecimento de outros instrumentos de medição, o pé deixou de ser utilizado com ênfase.

Atualmente, ele é usado em nações anglo-saxãs como unidade de medida para expressar a altitude em aeronáutica, para indicar a posição dos veículos. Entre essas nações estão: Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Saiba quantos metros equivale um pé

Foto: depositphotos

A título de curiosidade ou por necessidade, você já deve ter se questionado quanto equivale um pé em metros, por exemplo. Saiba que essa é uma conversão possível.

Detalhando o “pé”

Na utilização dessa medida, o pé equivale a 0,3048 metros. Ou seja, pegando três vezes essa medida, ou três pés, você vai chegar a um metro linear. O símbolo internacional do pé é ft.

Para facilitar a conversão entre as medidas, existe uma fórmula. Basta multiplicar o número de pés por 0,3048. Feito o cálculo, você vai chegar ao valor, em metros quadrados, correspondente a quantidade de pés dada pela altura.

Como já foi dito anteriormente, essa forma de medição é mais comum ser usada na aviação, para demonstrar a posição que uma aeronave está voando.

Origem histórica

O pé como medida foi usado em quase todas culturas antigas, sendo dividido em 12 ou 10 polegadas. O primeiro padrão adotado para a medida foi identificado na Suméria. A crença popular diz que o valor original era o comprimento do pé de um homem.

Para prevenir discórdias e permitir o comércio, muitas cidades decidiram padronizar a medida e publicá-la. O processo de padronização iniciou-se na Escócia em 1150, e na Inglaterra em 1303; mas diversos padrões regionais existiram anteriormente.

Dada a importância de algumas figuras, a exemplo de monarcas, a medida foi baseada no tamanho dos pés deles.


Reportar erro