Savanas

Savana é um dos vários tipos de coberturas vegetais presentes no planeta Terra. A mais conhecida é a africana, mas existem as savanas tropicais,…


Savana é um dos vários tipos de coberturas vegetais presentes no planeta Terra. A mais conhecida é a africana, mas existem as savanas tropicais, subtropicais, temperadas, mediterrâneas, pantanosas e montanhosas. Também conhecida como cerrado – aqui no Brasil -, a savana, normalmente é uma zona de transição entre bosques e prados, presente em regiões de clima tropical com estação seca. Formadas por gramíneas, árvores e arbustos de pequeno porte espalhados, as savanas possuem fauna rica em espécies que variam de acordo com o tipo.

savanas-tipos-e-classificacao

Foto: Reprodução

Savana tropical e subtropical

Normalmente situadas em latitudes tropicais e subtropicais dos cinco continentes do mundo, as savanas desse tipo são caracterizadas pela escassez de água, duas estações, sendo uma quente e seca e a outra chuvosa, solo fértil, presença de gramíneas e pouquíssimas árvores, e animais de diferentes espécies de mamíferos, pássaros e insetos.

Savanas temperadas

São os biomas localizados em latitudes médias, também dos cinco continentes do mundo, e são caracterizadas por verões mais úmidos e invernos mais secos. São semiáridas, possui estação temperada e outra mais quente, além dos invernos serem frios. Seu solo é fértil e predominam as gramíneas, além de animais como mamíferos, pássaros, répteis e insetos.

Savanas mediterrâneas

Localizados em latitudes médias, esse bioma está presente em regiões com clima mediterrâneo. Semiáridas, essas regiões possuem solo pobre e vegetação endêmica, constituída por arbustos perenes e árvores de pequeno porte. Dos tipos de savana, este é o mais ameaçado do planeta, pois vem sofrendo degradação devido aos cortes de lenha, excesso de pastoreio, conversões agrícolas, urbanização e introdução de espécies.

Savanas pantanosas

As savanas pantanosas estão localizadas em regiões tropicais e subtropicais, presentes em todos os continentes, contando com frequentes inundações. São regiões muito úmidas com solo rico e clima tropical.

Savanas montanhosas

As savanas montanhosas são aquelas que se encontram em altitudes elevadas, as conhecidas zonas alpinas e subalpinas, nos cinco continentes do mundo. Possuem condições climáticas isoladas que dependem de suas altitudes e também devido ao isolamento geográfico, abrigando ainda diferentes espécies de plantas e animais que variam pela mesma razão.

Classificação

As savanas podem ser classificadas ainda como arborizada – quando possuem quantidades expressivas de árvores-, arbórea –quando possuem um número significativo de árvores, mas esparsas-, arbustiva –aquela que não possui árvores, mas arbustos- e herbácea –contando apenas com vegetais do tipo das gramíneas-.

Savana Brasileira

A savana, no Brasil, também é conhecida como cerrado, e está localizado predominantemente no Planalto Central do Brasil, sendo o segundo maior bioma do país. Possui árvores, arbustos e vegetações rasteiras, e é conhecida no mundo como a savana mais rica em biodiversidade. Aqui no país, a savana possui como características principais o clima semiúmido ou tropical continental, ou ainda alternadamente seco e úmido. Suas temperaturas variam de 18°C no inverno a 25°C no verão.


Reportar erro