Separação dos tipos de misturas – Homogêneas e heterogêneas

Por Agnes Rafaela

A natureza nos disponibiliza diversas substâncias, mas nem todas são puras, em sua maioria são uma mistura de duas ou mais substâncias, e estas misturas podem ser classificadas em Homogênea e Heterogênea dependendo do estado físico dos seus componentes.

Mistura Homogênea

Nesse tipo de mistura pode ser visualizada apenas uma fase de aparência homogênea, podendo ser uma mistura de gases, líquidos ou sólidos. Também podem ser chamadas de solução, podendo ser separadas apenas por processos químicos. A mistura entre água e álcool, por exemplo, é um caso de mistura entre líquidos. Já o ar, onde encontramos diferentes tipos de gases misturados nele, é um exemplo de mistura entre gases. A água do mar também é um exemplo de mistura homogênea, pois seus sais estão dissolvidos na água. Outros exemplos são: gasolina pura, aço (liga metálica de ferro e carbono) e soro fisiológico (cloreto de sódio e água).

Mistura homogênea de água com açúcar

Imagem: Reprodução

Processos de separação

Como na mistura homogênea é difícil afirmar com exatidão quantos são seus componentes, são usadas algumas informações como solubilidade e ponto de fusão para separá-los.

Separação de misturas homogêneas - Destilação simples

Imagem: Reprodução

Destilação simples: Usada para separar sólidos dissolvidos em líquidos. Feita em laboratório, é uma separação completa onde não se perde nenhum dos componentes envolvidos. Ex: água e cloreto de sódio.

Separação de misturas homogêneas - Destilação fracionada

Imagem: Reprodução

Destilação fracionada: Separa líquidos miscíveis que tenham pontos de fusão um pouco distantes. Ex: água e álcool, petróleo e cana-de-açúcar.

Separação de misturas homogêneas - Cristalização e evaporação

Imagem: Reprodução

Cristalização e evaporação: separação entre sólidos e líquidos onde há mais de um sólido dissolvido. Processo semelhante aos anteriores e também é feito em laboratório. Ex: água do mar (mistura de água, cloreto de sódio e outros sais).

Separação de misturas homogêneas - Fusão fracionada

Imagem: Reprodução

Fusão fracionada: Processo onde se separa um sólido de outro. Consiste em aquecer sólidos com pontos de fusão diferentes, assim o que tem menor ponto de fusão derreterá e será possível separá-lo do outro material ainda sólido.

Separação de misturas homogêneas - Liquefação fracionada

Imagem: Reprodução

Liquefação fracionada: separa gases com pontos de fusão diferentes. Nesse processo um dos gases se liquefaz primeiro, podendo assim ser separado do outro gás.

Separação de misturas homogêneas - Extração por solventes

Imagem: Reprodução

Extração por solventes: Consiste em adicionar água para separar os componentes da mistura. É usado para separar gasolina e álcool, por exemplo, onde a água fará com que a gasolina se separe do álcool, e este poderá ser separado da água com uma destilação fracionada.

Separação de misturas homogêneas - Cromatografia

Imagem: Reprodução

Cromatografia: técnica usada para separação de sólidos que isola e separa seus componentes através de suas cores.

Mistura Heterogênea

Misturas que apresentam, geralmente, mais de um tipo de fase. Nesse caso, os componentes da mistura podem ser separados por processos físicos. São exemplos de mistura heterogênea: água e areia; sal ou açúcar não dissolvido na água; granito. Mas há também os casos em que há apenas uma fase e mesmo assim são classificados como uma mistura heterogênea. É o que acontece com a mistura entre água e gasolina, que mesmo tendo uma única fase, ambas não se misturam.

Tipo de mistura heterogênea de óleo com água

Imagem: Reprodução

Processos de separação

Separação de misturas heterogêneas - Filtração

Imagem: Reprodução

Filtração: processo onde uma parede porosa retém o sólido e o separa do líquido. Ex: café coado.

Separação de misturas heterogêneas - Ventilação

Imagem: Reprodução                                         

Ventilação: separa sólidos de densidades diferentes que estão imersos através de uma corrente de ar, onde o mais leve é levado pela corrente de ar. Ex: separação do grão do arroz de casca.

Separação de misturas heterogêneas - Decantação

Imagem: Reprodução

Decantação: tipo de separação onde o sólido assenta no fundo do recipiente. Ex: água e areia.

Separação de misturas heterogêneas - Tamisação

Imagem: Reprodução          

Tamisação: feita com uma peneira muito fina chamada tamise, separa sólidos maiores dos menores. Ex: cascalhos e pequenas pedras preciosas.