Serve limpar CD, DVD ou Blu-ray com álcool etílico?

Provavelmente todos já encontraram um arranhão em um CD ou DVD. Tentamos tira-lo esfregando o disco na roupa ou em algum pano. Mas será que essa é a maneira ideal? Descubra


O CD, DVD e Blu-ray são maneiras bastante populares de se armazenar dados, filmes, fotos, músicas entre tantos outros arquivos e/ou lembranças e recordações. O único problema é que eles são feitos a partir de um produto extremamente frágil, sendo muito fácil que eles se estraguem, correndo o risco de perder tudo que havia sido guardado nele.

Mas provavelmente todo mundo já passou pela situação de encontrar, ainda que pequeno, um arranhão em um disco de CD, DVD ou Blu-ray. Logo tentamos tira-lo esfregando o disco na roupa ou em algum pano. Mas será que essa é a maneira ideal de limpa-lo?

Como devo limpar um CD, DVD ou Blu-ray

O melhor a ser feito é utilizar água no processo de limpeza dos discos. Mas alguns cuidados devem ser tomados na hora de limpa-los.

O máximo que deve ser usado é um sabão ou detergente neutro. Na hora de limpá-los utilize a face macia da esponja.

Serve limpar CD, DVD ou Blu-ray com álcool?

Foto: Depositphotos

Os discos são gravados em faixas, por isso limpá-los fazendo movimentos circulares em torno do centro do CD pode danifica-lo ainda mais. Limpe sempre do centro para a borda.

Se você prefere não lava-lo, opte por passar um pano seco e macio que não solte fiapos, sempre do centro para a borda.

O que não deve ser feito na limpeza do disco

Muitas pessoas utilizam o álcool para limpar discos, mas isso só irá prejudicar ainda mais o material. A química do referido líquido é muito forte e o dano que ele pode trazer ao disco pode ser irreversível (diferente de um simples arranhão). Evite também utilizar produtos que derivem do álcool, como o éter.

Não faça o procedimento de limpeza utilizando flanelas ou materiais ásperos. Isso pode riscar ainda mais o seu disco.


Reportar erro