Significado da bandeira da Colômbia

A bandeira da Colômbia é composta por três faixas horizontais nas cores amarela, azul escuro e vermelha. Conheça o significado da bandeira colombiana


Adotada no dia 26 de novembro de 1861, a bandeira da Colômbia é composta por três faixas horizontais nas cores amarela, azul escuro e vermelha. A faixa superior, de cor amarela, corresponde à metade da área da bandeira; a outra metade inferior é ocupada pelas faixas – de mesmo tamanho – de cores azul escuro e vermelha.

Características da Colômbia

A Colômbia é um país bastante rico culturalmente, sendo formado por diferentes etnias. A história do país é intensa e exerceu uma influência relevante na história da América Espanhola.

Este país recebeu o seu nome em homenagem ao navegador e descobridor das Américas e apresenta uma geografia diversificada e exuberante, inclusive com a reunião de belíssimas praias nas orlas do Pacífico e do Caribe. As flores tropicais e as montanhas ocupam boa parte das regiões sul e oriental daquele país.

Apesar da existência de bolsões de pobreza ao redor das grandes cidades e no campo, Cali e Medelín são metrópoles charmosas e modernas, com uma forte cena cultural.

Outra cidade que se destaca na Colômbia é Cartagena, no Caribe.

Significado da bandeira da Colômbia

Foto: Pixabay

O significado da bandeira colombiana

A bandeira da Colômbia é composta por três faixas horizontais nas cores amarela, azul escuro e vermelha. As cores foram escolhidas por aqueles que lutaram pela Independência da Colômbia no início do século XIX, contra o domínio espanhol.

O general venezuelano Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez é o responsável pela autoria da composição das cores da bandeira colombiana, além de também ter sido o criador do plano militar de independência das colônias espanholas.

A cor amarela, que ocupa dois terços da área da bandeira, representa o ouro e todas as riquezas minerais e naturais do solo colombiano; o azul, que é a cor da faixa do meio, simboliza o céu e a água dos mares que banham a costa do país, no Pacífico e no Caribe; o vermelho, na faixa inferior, remete ao sangue derramado pelos colombianos na luta pela independência da Espanha.

A Colômbia e os seus países vizinhos, como Venezuela, Equador, Peru e Bolívia, lutaram pela independência sob a liderança de Simon Bolívar, general festejado como o grande libertador destes países. Devido a isso, as bandeiras da Venezuela e do Equador são bastante semelhantes à da Colômbia, porém, na bandeira do Equador há um brasão, onde aparece o Sol; já na bandeira da Venezuela há oito estrelas formando um arco.

Além disso, há o fato de a Bolívia ter o seu nome em homenagem ao general libertador, e a moeda da Venezuela é denominada “Bolívar”.


Reportar erro