Significado da bandeira da Guiana Francesa

A bandeira da Guiana Francesa é representada pelas cores verde e amarelo e, no centro, uma estrela da cinco pontas na cor vermelha


A julgar pela história de colonização e independência de alguns países do mundo, muito pode ser conhecido sobre suas bandeiras.

Nos elementos, traços e cores podem estar representados as histórias de lutas e conquistas, como é o caso da bandeira da Guiana francesa, país localizado na América do Sul.

A bandeira da Guiana Francesa é representada por uma linha que corta diagonalmente, dividindo-a em duas cores: verde e amarelo.

No centro, aparece uma estrela da cinco pontas na cor vermelha. Antes de conhecer o significado de cada uma dessas cores e do elemento central, vejamos um pouco sobre o país.

significado-da-bandeira-da-guiana-francesa

Foto: depositphotos

Sobre a Guiana Francesa

A Guiana Francesa é um território que está localizado na América do Sul. Desde o ano de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês.

Ou seja, mesmo localizado na América do Sul é um território subordinado a França, ocupando uma posição, inclusive, na União Europeia.

Seu território é de 84 mil km2, tendo como limite norte o oceano Atlântico, a leste e a sul o Brasil e a oeste o Suriname. A população da Guiana Francesa é de 209 mil habitantes.

A capital da Guiana Francesa é Caiena, tida como uma das principais cidades. O idioma oficial é o francês. Porém, a língua mais falada é o kréyòl, um dialeto com base francês.

Além do mais, outras línguas também são faladas por lá, a exemplo do bushi-nengue tongo, línguas ameríndias e das minorias imigradas.

Desvendado os significados da bandeira

A bandeira da Guiana Francesa é formada por uma linha diagonal que divide a bandeira em duas áreas, essas coloridas pelas cores verde e amarelo.

O verde carrega na representatividade as matas da Guiana Francesa, enquanto o amarelo, o ouro e tesouros do país.

Fora isso, a bandeira ainda traz uma estrela de cinco pontas, na cor vermelha, posicionada bem no meio do pavilhão. Para ela, foi empregado um significado de ”Sangue no centro”.

Mudanças ao longo dos anos

Até poucos anos atrás, a bandeira que identificava a Guiana Francesa era a mesma da França, formada por três listras verticais nas cores azul, branco e vermelho.

Porém, no dia 22 de janeiro de 2010, o Conselho Geral da Guiana aprovou, por unanimidade a nova representação, descrita acima. A decisão ainda não foi reconhecida pelo governo francês.

Uma curiosidade: A bandeira da Guiana Francesa é semelhante à bandeira do estado brasileiro do Acre. As poucas diferenças que as distingue são a direção da linha diagonal e a posição da estrela.


Reportar erro