Significado da bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é formada a partir de uma cruz vermelha em cima de um fundo retangular branco. Esta cruz representa São Jorge, padroeiro do país


A Inglaterra é uma das maiores potências do mundo, sendo um dos países mais influentes economicamente, politicamente e culturalmente. A bandeira britânica tornou-se oficial no século 17, antes sendo usada como símbolo da marinha inglesa.

Significado da bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é formada a partir de uma cruz vermelha em cima de um fundo retangular branco. Esta cruz representa São Jorge, padroeiro do país.

A lenda conta que São Jorge, após lutar e derrotar o dragão para salvar uma princesa, desenhou uma cruz no chão com o sangue do monstro. Intimamente a bandeira é chamada de “bandeira de São Jorge” ou “Cruz de São Jorge” entre os britânicos.

Significado da bandeira da Inglaterra

Foto: Pixabay

A bandeira da Inglaterra e do Reino Unido são diferentes

Muitas pessoas confundem a bandeira inglesa com a do Reino Unido. A segunda é uma junção de vários símbolos: a cruz de São Jorge, da Inglaterra, a cruz branca de Santo André, representando a Escócia e a de São Patrício, indicando a Irlanda.

O País de Gales não foi representado na bandeira no Reino Unido por ser considerado representado dentro da bandeira da Inglaterra, já que em 1282 o rei anexou o território galês ao inglês.

Separação do Reino Unido da União Europeia

Atualmente os países do Reino Unido estão enfrentando um processo de separação com a União Europeia, devido a um plebiscito popular feito pelo povo britânico que decretou o rompimento do bloco econômico e político europeu.

Devido a isso, os países que fazem parte do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) estão enfrentando um forte conflito interno, já que, praticamente, somente o povo inglês concordava com essa separação, visto que 48,11% da população votou “não” para o rompimento

Com esses conflitos entre esses quatro países, não será uma grande surpresa se a Cruz de São Jorge for retirada da bandeira do Reino Unido.


Reportar erro